Como alterar o buscador-padrão do navegador

3 min de leitura
Imagem de: Como alterar o buscador-padrão do navegador

(Fonte da imagem: iStock)

Muitas vezes, o buscador-padrão encontrado nos mais diversos navegadores é uma verdadeira mão na roda. Em vez de você precisar ir até um site de buscas para realizar a sua pesquisa, basta você digitar na barra de endereços ou no campo específico e pronto, está tudo ali para você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Só que muitas vezes os navegadores não lhe oferecem o buscador que você mais confia. Por conta disso, resolvemos ensinar como alterar o buscador-padrão do Internet Explorer, Opera, Firefox e Chrome.

Internet Explorer

O velho guerreiro da Microsoft é visto com maus olhos por muitos e usado apenas para realizar o download de outro navegador para substituí-lo, mas ainda grande parte do público vê nele a sua verdadeira janela para a internet. Por padrão, o programa utiliza o Bing, buscador oficial da empresa. Para realizar a troca dele, basta você seguir os seguintes passos:

1) Encontrar a galeria de buscadores

Na barra de endereços, clique na flechinha ao lado da pequena lupa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você então verá uma lista com os últimos endereços acessados. No final da lista, encontrará o ícone do buscador ativo e o botão “Adicionar”. Clique nele.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

2) Selecionar o buscador

Agora é hora de escolher um buscador na galeria que será mostrada. Neste caso, utilizaremos o Google.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Será mostrada uma tela com a sua escolha e um botão para você adicionar o buscador ao navegador. Clique neste botão.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Feito isso, uma janela com as opções para adicionar e transformar o novo buscador no padrão do navegador. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Opera

O Opera, ao contrário do Internet Explorer, tem como padrão de buscador o Google. Sendo assim, vamos alterá-lo para o Yahoo. Uma grande vantagem do Opera é que nele já vêm incluídos os principais buscadores.

Ao lado do ícone presente no campo do buscador, existe uma pequena flecha na qual você pode clicar. Fazendo isso, será exibida uma lista com alguns buscadores: Google, Yahoo, Bing e Wikipedia. Basta você clicar naquele que deseja e pronto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Firefox

Um dos gigantes dos navegadores, o Mozilla Firefox vem instalado com o Google como seu buscador-padrão. Assim como o Opera, basta clicar na flecha ao lado do ícone do navegador e escolher um buscador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Existe outro meio de realizar buscas, através da própria barra de endereços do Firefox. Normalmente, o browser direciona qualquer busca digitada nele para resultados do Google. Para alterar essa função, você precisa seguir os seguintes passos:

1) Encontre o código do buscador

Realize qualquer pesquisa no seu buscador de preferência. Copie o endereço e elimine qualquer resultado após o primeiro sinal de "=". Você deverá ficar com os seguintes endereços:

- Google: http://www.google.com/search?q=

- Yahoo!: http://search.yahoo.com/search?p=

- Bing: http://www.bing.com/search?q=

2) Realize a configuração no navegador

Na barra de endereços, digite “about:config”. Um aviso vai aparecer na sua tela, e você pode aceitá-lo sem problemas, mas cuidado: altere apenas a linha que vamos informar. Caso você altere algo que não deveria, o Firefox pode parar de funcionar.

Encontre a entrada “keyword.URL”. Clique com o botão direito na linha e escolha "Editar".

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na janela acima, você pode incluir o endereço do navegador escolhido e que foi conseguido no primeiro passo. Clique em “OK” e pronto. Agora, se você quiser realizar uma busca digitando alguma coisa na barra de endereço,você terá os resultados vindos do buscador escolhido.

Caso você queira voltar ao padrão, basta refazer este passo e, na linha “keyword.URL”, em vez de “Editar”, selecionar “Restaurar o Padrão”.

Chrome

Assim que é instalado, o Google Chrome disponibiliza três opções de buscadores: Google, Yahoo e Bing. Caso queira alterar essa opção, é muito simples.

Clique no ícone de uma chave de fenda, presente no navegador, e escolha “Configurações”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na sessão “Pesquisa”, você pode realizar a alteração do buscador para os outros informados. Caso queira um buscador diferente, clique em “Gerenciar mecanismos de pesquisa”. O Chrome coleta sites que realizam qualquer tipo de busca e os armazena nessa área.

Caso você queira transformar uma destas buscas no padrão, você só precisa clicar em cima do buscador e selecionar “Tornar padrão”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.