Como usar o Gmail Meter

1 min de leitura
Imagem de: Como usar o Gmail Meter

Estatísticas do seu Gmail

Recentemente, foi lançada uma ferramenta que fornece as estatísticas de uso do seu Gmail. Trata-se do Gmail Meter, um script criado por Romain Vialard que oferece a possibilidade de você acompanhar alguns dados referentes ao uso da sua conta do email da Google, inclusive com gráficos representativos.

Nas informações, você encontra, por exemplo, o número de mensagens importantes, quantos emails você enviou, quem foram os seus principais remetentes, entre outros dados. A ferramenta é acessada pelo Google Docs e, abaixo, preparamos um tutorial ensinando como acessá-la.

Estatísticas do seu email

Primeiro acesse o Google Docs. Em seguida, clique em “Criar” e escolha a alternativa “Planilha”.

Criando uma nova planilha

Na planilha aberta, acesse o menu “Ferramentas” e entre na opção “Script gallery”.

Abrindo a galeria de scripts

Veja que há um campo de busca. Nele, digite “Gmail Meter” (sem as aspas) e clique em “Pesquisar”.

Buscando o complemento

Em seguida, aguarde os resultados da pesquisa e localize a alternativa “Gmail Meter”. Agora, selecione “Install”. Veja que uma série de permissões será solicitada e que é necessário confirmá-las para prosseguir com a instalação.

Instalando a ferramenta

Depois de concluído o processo de instalação, uma nova alternativa aparece na planilha criada, chamada “Gmail Meter”. Clique nela e escolha “Get a Report”.

Iniciando o processo

Em seguida, você pode escolher um relatório mensal ou com data personalizada. A primeira alternativa faz com que um documento seja enviado no primeiro dia de cada mês para a sua conta de email, com as estatísticas apresentadas pelo serviço. Para essa alternativa, selecione ao opção “Get it”, abaixo de “Monthly report”.

Relatório mensal

Se você quiser um relatório com um intervalo de datas personalizado, clique no “Get it” presente na alternativa “Custom report”.

Relatório personalizado

Então, é necessário inserir o intervalo de tempo desejado.

Selecionando o intervalo desejado

Independente da alternativa escolhida, ela dá inicio ao processo de montagem do seu relatório. Tão logo ele esteja pronto, será enviada uma notificação para o seu email. Isso pode demorar algum tempo, pois a demanda pelo serviço foi maior do que o esperado em um primeiro momento.

Aguardando o relatório

Agora, você pode saber, de maneira simples, as estatísticas de volume referentes ao uso do seu Gmail.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.