O Blogger é uma das melhores opções para quem quer ter um blog. Utilizado por milhares de internautas, este serviço é um dos mais famosos, completos e eficientes para quem quer ter seu “cantinho” na web.

Em mais um tutorial do Tecmundo, você vai ver como é simples criar a sua página com este serviço da Google. E mesmo que você seja “marinheiro de primeira viagem”, não se preocupe, basta conferir nossas dicas e ver como não há nenhum mistério.

Se você não tem uma Conta do Google

Primeiro, acesse a página do Blogger (www.blogger.com/). Se você não tem uma Conta do Google, deverá clicar em “Iniciar” (ou “Get Started”, dependendo das configurações de idioma do seu navegador) para criar a sua.

Neste momento, é necessário fornecer um endereço de email válido, além de criar uma senha e um nome de exibição (a assinatura das suas postagens). Também é preciso informar seu sexo e data de nascimento antes de concluir esta parte com uma verificação de palavras.

O próximo passo é o “batizado” do blog, ou seja, você cria um título que será exibido nas páginas publicadas, no seu painel e no seu perfil. Também deve ser criado o endereço, que segue o padrão http://[nome].blogspot.com. Clique em “Verificar disponibilidade” para saber se a URL desejada está disponível.

O Blogger conta com vários modelos visuais para você deixar o seu blog com a sua cara. Por isso, você deve escolher um modelo inicial, o qual pode ser editado e até mesmo alterado posteriormente.

Um aviso confirma que o seu blog está pronto, e você pode começar a postar imediatamente ou personalizar a aparência dele. Repare que há também o botão “Opções de configuração avançadas”, para que você configure um domínio personalizado ou importe um blog já existente para este que acabou de ser criado.

Se você tem uma Conta do Google

Acesse a página do Blogger (www.blogger.com/). Se você já tem uma Conta do Google, basta fazer o login com seu email e senha. Então, será pedido para que você crie um nome de exibição — ou seja, a assinatura das postagens do seu blog, o nome que as outras pessoas verão nos seus textos.

Em seguida, é aberta a página principal de gerenciamento do Blogger. Nela, clique no botão “Novo blog”.

Uma pequena tela se abre, na qual você deve criar o título que será exibido nas páginas publicadas, no seu painel e no seu perfil. Também deve ser criado o endereço, que segue o padrão http://[nome].blogspot.com. Em seguida, você deve escolher um modelo inicial, o qual pode ser editado ou alterado posteriormente. Feitos estes ajustes iniciais, clique em “Criar um blog”.

.....

Pronto. O seu blog no Blogger está criado. Agora, basta utilizar os recursos disponíveis para recheá-lo com seus conteúdos favoritos.

Cupons de desconto TecMundo: