A versão 7 do sistema operacional da Microsoft com certeza trouxe muitas adições e melhorias em relação ao Windows XP. Uma das mais úteis, mas que é pouco utilizada, é a configuração avançada para os aplicativos que estão rodando em plano de fundo.

Esta opção permite que você configure a maneira com que os ícones dos programas na barra de notificação se comportam, podendo inclusive limitar as notificações que alguns deles exibem na Área de trabalho.Continue acompanhando este guia e descubra como você pode tirar proveito desse recurso.

Programas na barra de tarefas

Vele lembrar que você não vai precisar de nenhum aplicativo extra para acessar as configurações da barra de tarefas, já que esta opção é nativa do Windows 7. Para exibí-las, basta clicar na setinha dos ícones na Área de notificação e, sem seguida, clicar em “Personalizar”.

Também é possível acessar esta tela clicando com o botão direito do mouse sobre o relógio do computador e, em seguida, escolhendo a opção “Personalizar ícones de notificação”. A tela que será exibida a seguir mostra todos os programas que estão em execução no plano de fundo, bem como as opções de cada um deles.

Nos campos de “Comportamento” mostrados à direita, você pode escolher entre três opções. “Mostrar ícone e notificações” faz com que o ícone do aplicativo fique sempre à mostra na barra de tarefas, permitindo que você tenha acesso a ele sem precisar clicar na setinha com os programas ocultos.

Já a segunda opção, ”Mostrar ícones e notificação” faz com que o programa fique escondido na barra de tarefas, além de manter bloqueadas as possíveis notificações que ele emite. Por último, “Mostrar somente notificações” mantem o aplicativo oculto na barra de tarefas, mas ainda permite que ele mostre as notas de atualizações na Área de trabalho.

Configurações exclusivas

É importante lembrar que muitos programas dispõem de uma ampla gama de recursos no que diz respeito a notificações na barra de tarefas, mas que precisam ser configuradas em cada um deles. O Skype, por exemplo, é um dos que mais oferecem opções para este contexto, sendo que elas podem ser acessadas clicando-se na aba “Ferramentas”, e, em seguida, em “Opções”.

O item “Notificações” na barra da esquerda mostra todas as configurações possíveis para quando algum aviso do mensageiro aparece na Área de trabalho, desde mudanças de status de um dos seus contatos até lembretes sobre o aniversário das pessoas. Outros programas, como o MSN, também mantém suas configurações personalizadas para este fim em um caminho parecido.

Cupons de desconto TecMundo: