Quem já usou algum aparelho da Apple (Mac, iPod, iPhone etc.) conhece a interface comum aos sistemas operacionais da empresa. Usá-la é bastante simples, não sendo ainda possível encontrar no Windows algo semelhante que já tenha sido lançado oficialmente – o Windows 8 é bastante parecido, mas não é tão prático quando você usa o mouse em vez de uma tela sensível ao toque.

Se você quer o Launcher do Mac no seu computador com XP, Vista ou Windows 7, basta instalar o programa WinLaunch. Com ele, você tem acesso a uma interface com todas as melhores opções da versão original. Caso não entenda como ele funciona, este tutorial é para você.

Pré-requisitos

WinLaunch instalado.

WinLaunch

Faça você mesmo

Quando você baixa o WinLaunch, ele vem num arquivo compactado com duas pastas, uma para cada versão de sistema operacional (32 e 64-Bits). Acesse aquela correspondente ao seu Windows e execute o arquivo “WinLaunch.exe”.

Durante a primeira execução, duas peculiaridades marcam o programa. Uma é a necessidade de escolher entre três opções de desempenho (do melhor para o pior).

A outra é a abertura do programa sem nenhum ícone ou busca automática pelos programas instalados no SO. Apertando a tecla F, você alterna o WinLaunch do modo em tela cheia para janela. Caso você feche a janela sem querer, use o atalho “Shift + Tab” para reativá-la.

Arraste atalhos sobre a janela para adicioná-los.

Para apagar um ícone, pressione o botão esquerdo do mouse até um “x” aparecer para cada atalho. Clique sobre ele, e confirme, para apagá-lo.

Ao mover um ícone sobre outro, você cria uma pasta.

Para editar o nome de um ícone ou alterar sua localização no sistema, selecione “Edit” na parte inferior da tela e clique sobre um atalho.

Às vezes, o WinLaunch deixa de funcionar, obrigando você a executá-lo novamente a partir da pasta em que ele foi extraído. Para configurar coisas com teclas de ativação, aparência e idioma, selecione “Settings” (ao lado de “Edit”) e altere as opções como quiser.

Finalmente, caso você insira tantos itens que o programa seja obrigado a criar uma segunda página de exibição, basta arrastar o clique esquerdo para movê-las. Outro atalho interessante do WinLaunch é acionado por meio do botão central do mouse, pois ele mostra a barra com as opções de configuração e de edição.

Cupons de desconto TecMundo: