Windows 8: como desabilitar a interface Metro e o Ribbon

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como desabilitar a interface Metro e o Ribbon

A interface Metro

A Microsoft conseguiu grande atenção do público com relação à nova versão de seu sistema operacional desde o primeiro preview lançado. O Windows 8 traz uma maneira um pouco diferente de manipulação daquela que as pessoas conheciam e, com isso, divide as opiniões quanto à praticidade de sua nova interface.

Por mais que a Metro seja elegante (e de certa maneira uma novidade), ela não agradou a todos que eram acostumados a ter as principais ferramentas do Windows agrupadas no Menu Iniciar. Agora, ao clicar no local do antigo botão, você é levado novamente para a tela principal da interface Metro, em vez de oferecer as antigas (e já conhecidas) opções do SO.

Se você gostaria de poder desabilitar a interface Metro, ao menos de tempos em tempos, abaixo segue um tutorial especialmente preparado para isso.

Pré-requisitos:

  • Programa Metro Controller;

Clique para baixar o Metro Controller

Começando

Metro Controller é uma ferramenta desenvolvida para quem já está fazendo uso do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Com ela, é possível desabilitar alguns dos novos recursos gráficos inseridos no SO. O aplicativo dispensa instalação ,e para utilizá-lo, basta executar a partir do arquivo armazenado no computador.

Ao fazê-lo, veja que o programa abre uma janela com duas alternativas de função (e uma para fechá-lo). Se você quiser desabilitar todos os novos recursos gráficos, selecione “Disable all new features”. Para desativar apenas a interface Metro, selecione “Disable only Metro features”.

Desabilitando recursos

Escolhida a opção, o recurso será desativado. Posteriormente, se você quiser habilitar novamente as funções, execute novamente o Metro Controller. Veja que, agora, as alternativas disponíveis são para reativar os recursos gráficos. Para fazê-lo, basta clicar na opção que corresponda ao que você deseja fazer.

Habilitar novamente os recursos

Prontinho! Agora você tem uma maneira simples para ativar ou desativar a interface Metro e os novos recursos gráficos do Windows 8 quando for necessário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.