Oito dicas de atalhos que facilitarão a sua vida no sistema Android

3 min de leitura
Imagem de: Oito dicas de atalhos que facilitarão a sua vida no sistema Android

Na busca pela maior produtividade, qualquer detalhe ajuda. Se analisar caso a caso, fazer uso de um atalho para executar uma tarefa pode não parecer que faz uma grande diferença, mas acredite: a longo prazo, todos os segundos poupados fazem uma grande diferença.

Atalhos, ao contrário do que você pode pensar, não estão restritos à computadores. Os sistemas Android também contam com atalhos bem úteis. Eles estão disponíveis na versão 7.1.1 (ou maior) do Android. Veja oito atalhos que podem aumentar, e muito, a sua produtividade:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Libere espaço de memória

Como todo mundo sabe, a maneira mais rápida e fácil de liberar espaço é apagando fotos e vídeos do celular. Se você usa o Google Photos, você pode executar esse processo abrindo o aplicativo, clicando no botão do menu principal no canto esquerdo superior da tela e selecionando a opção "Free up storage".

Outra opção é criar um atalho que corta algumas etapas: pressione e seguro o ícone do Google Photos na tela principal e selecione direto a opção "Free up space". Você também pode adicionar um ícone para esse atalho direto na tela principal do celular.

2. Crie um lembrete

Os lembretes do Android são muito úteis para quem é extremamente atarefado (ou para aqueles que tem uma memória ruim). Para criar um atalho que deixa o processo de criar lembretes mais rápido é só pressionar e segurar o ícone do Google Calendar na tela principal, e então clicar na opção "New reminder". Assim você será levado imediatamente à tela de criar um novo compromisso no calendário.

3. Vá para uma conversa específica do Messenger

Quando uma pessoa clica no ícone do Messenger ela é levada para a tela principal do aplicativo, onde todas as conversas recentes são exibidas. Para já entrar no aplicativo em uma conversa específica, tudo o que você precisa fazer é clicar e segurar o ícone do Messenger para que uma lista curta de três ou quatro das suas conversar mais recentes apareçam. Além disso, é possível digitar o nome de algum contato específico para abrir a conversa com essa pessoa.

4. Escaneie um documento

O botão de escanear do Google Drive facilita a vida daqueles que precisam digital algum documento, mas ele não é tão útil assim se você está em busca de um processo mais rápido. Para acelerar as coisas, você só precisa apertar e segurar o ícone do Google Drive e selecionar a opção "Scan". Assim seu celular irá direto para a tela de escanear. Quando o processo estiver finalizado, o arquivo será enviado para a pasta principal do seu diretório Drive.

Se você também desejar um atalho para a pasta na qual seus documentos escaneados são salvos, é só instalar um widget do scan da tela de Widgets. Para acessá-la, é necessário aperta e selecionar um espaço vazio da sua tela principal que o menu será aberto.

5. Vá diretamente para o Play Music

Uma das questões que incomodam os usuários fãs de música é que o serviço Play Music da Google foi posto como player principal de música no sistema Android, deixando o bom e velho player de músicas locais em segundo plano.

Se você é daqueles que gostam de ouvir canções salvas na memória do celular, uma maneira de não ter que acessar o Play Music antes de ouvir música é adicionar um atalho para o serviço de música local. Para isso, clique e segure o ícone do Play Music e selecione a opção "My library" para criar um atalho. Uma vez feito isso, você não terá que passar pelo Play Music e irá direto pra sua biblioteca local.

6. Crie uma nota de áudio

Essa dica vale para aqueles que têm o aplicativo Google Keep instalado no celular. Aperte e segure o ícone do Google Keep, selecione a opção "New audio note", e pode soltar a voz. Além de guardar a nota de áudio, o app também fará uma transcrição do que foi dito.

7. Salve o número de celular rapidamente

Não importa se você conheceu alguém interessante em uma festa ou está em uma reunião de negócios, a necessidade de salvar o telefone da pessoa uma hora ou outra aparece. Porém, o processo de abrir o aplicativo de Contatos e digitar todas as informações é chato e lento. O Android oferece agora novas opções de salvar números (e num processo muito mais rápido).

Você só precisa apertar e segurar o ícone de contatos (ou o ícone do telefone) e clicar em "New Contact". Rapidamente você pode inserir as informações.

8. Tire uma selfie

Da tela principal é possível tirar uma selfie. Ao invés de abrir o aplicativo da câmera, apenas clique e segure o ícone da câmera e selecione a opção "Take a selfie".

Com todas as dicas, temos certeza que você vai levar muito menos tempo executando tarefas do dia a dia, podendo se dedicar a outras coisas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.