6 dicas simples para melhorar sua experiência de usuário no Android

3 min de leitura
Imagem de: 6 dicas simples para melhorar sua experiência de usuário no Android

Não há dúvidas de que os smartphones, quando usados com parcimônia e sem exageros, tornam o nosso dia a dia muito mais prático. Afinal, um único aparelho consegue reunir funções de vários produtos: calculadora, bloco de notas, câmera fotográfica, gravador de voz, telefone e tantos outros recursos. Só que, com tanta coisa junta no mesmo lugar, é provável que você não saiba ou não tenha explorado melhor funcionalidades que facilitam ainda mais a utilização do dispositivo.

No caso do Android, é possível alterar as configurações do sistema para torná-lo, de fato, em um celular inteligente, capaz de avisar quanto tempo você vai demorar para chegar ao trabalho, recomendar lugares do seu interesse de acordo com sua localização atual, informar quando o seu time de futebol entrará em campo, gerenciar a energia para garantir mais vida útil da bateria e muito mais. Veja abaixo estas e outras dicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Smart Lock

Uma das funções implementadas nas versões mais recentes do Android é o Smart Lock. Com ele, você não precisa mais ter de digitar uma senha ou selecionar a sequência correta para desbloquear o aparelho. A ideia é que o smartphone libere o acesso após checar uma configuração pré-estabelecida de confiança, podendo ser um comando de voz, dispositivo Bluetooth ou uma selfie. É provável que nas primeiras utilizações o recurso não reconheça com precisão o seu rosto - no caso da opção de reconhecimento facial; é por isso que é importante sempre usá-lo com frequência para aperfeiçoar a funcionalidade.

Você pode ativar o Smart Lock indo até "Segurança" nas configurações do seu telefone e depois em "Smart Lock".

2. Google Now

Com milhares notícias de espionagem divulgadas na internet ao longo dos últimos quatro anos, é natural que haja um certo receio em inserir informações pessoais no seu smartphone. Contudo, alguns desses dados ajudam o sistema operacional a fornecer sugestões que podem ser importantes para você. Por isso, a dica é dizer ao Google Now exatamente aquilo que você gosta ou faz para ganhar respostas mais precisas.

Abra o Launcher e, no menu do canto superior esquerdo, clique em "Personalizar". É ali que você vai customizar o app, informando como você costuma se locomover pela cidade (de carro, bicicleta, transporte público ou a pé) e definir locais como trabalho e residência. Você também pode selecionar alguns interesses com base em categorias, incluindo esportes, apps, mapas e TV e filmes, que serão exibidos posteriormente em cards específicos na aba do Now.

3. "Ok Google"

Por falar no Google Now, o assistente também conta com uma função baseada em comandos de voz. Nas configurações do aplicativo, selecione "Voz" e depois "Detecção de Ok Google". Se quiser tirar melhor proveito do recurso, marque "Em qualquer tela" - aqui, você terá de dizer "Ok Google" três vezes para que o sistema reconheça sua voz. Feito isso, basta você dizer "Ok Google" mais aquilo que você deseja pesquisar, como "Ok Google restaurantes", ou "Ok Google qual a distância entre a Avenida Paulista e o Centro de São Paulo?". Vale lembrar que os comandos de voz podem ser ativados até com a tela bloqueada.

4. Google Photos

Há dois anos, o Google anunciou o Photos, um serviço de armazenamento gratuito e ilimitado de fotos e vídeos que, além de organizar melhor conteúdos feitos pela câmera do aparelho, permite criar álbuns e montagens com poucos cliques. A plataforma é tão eficaz que pode montar sozinha colagens feitas com as últimas imagens registradas no dispositivo. Para ativar esta opção, abra o aplicativo e selecione "Cards do Assistente", marcando em seguida "Novas criações".

5. Bateria

Por mais avançados que os smartphones estejam, a pouca duração de bateria é um problema que ainda persiste. Para tentar minimizar essa questão, o Android possui um mecanismo de economia de energia no qual é possível limitar o uso da bateria quando necessário. A opção pode ser ativada a qualquer momento ou programá-la automaticamente sempre que o celular estiver com 15% ou 5% de bateria restantes. Isso pode ser selecionado acessando "Bateria" nas configurações do dispositivo, depois clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e por fim "Economia de bateria".

6. Não perturbe

Você certamente já deve conhecer a função "Não perturbe", em que o aparelho deixa de exibir notificações em momentos que você não deseja ser incomodado, como reuniões ou enquanto está dormindo.

O que muita gente não sabe é que, apesar de poder ser habilitado manualmente a qualquer momento, o recurso pode ser pré-programado acessando "Configurações" > "Som e notificação" > "Não perturbe" > "Regras automáticas". Na nova janela que se abriu, é possível determinar horários fixos, como aqueles que você dorme e acorda durante a semana e aos fins de semana, ou ainda estabelecer eventos para que o Não perturbe seja ativado sozinho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.