Com o GifCam, você cria GIFs a partir da captura da tela de seu computador

1 min de leitura
Imagem de: Com o GifCam, você cria GIFs a partir da captura da tela de seu computador

Às vezes seria mais fácil simplesmente gravar tudo o que se passa no seu monitor para mostrar a um amigo como se faz alguma coisa, como, por exemplo, usar ferramentas de um software ou configurar alguma coisa no sistema. E é justamente essa a função do GifCam,  software que transforma a captura de sua tela em GIFs.

Bastante simples de usar, o programa grava tudo o que você está vendo e fazendo em seu computador enquanto o botão de “gravar” estiver ativado. Também é bastante útil para criar imagens animadas de trechos engraçadinhos de filmes e desenhos para compartilhar nas redes sociais.

Outra coisa interessante deste software é que ele não precisa ser instalado no computador para funcionar. Basta salvar o arquivo executável e começar a usar. Quando aberto, o programa mostra uma tela inicial vazia que mostrará o que está acontecendo atrás dessa janela, e essa tela funciona como uma espécie de câmera de captura. É possível mover a janela para enquadrar a cena exata que você deseja gravar (sem exibir para todos tudo o que você está fazendo em seu computador).

Após a gravação do vídeo, é só salvar em seu computador o arquivo GIF que será gerado, e ainda é possível adicionar filtros e efeitos à animação, como trocar as cores da imagem ou deixá-la em preto e branco. Outra possibilidade é gravar em slow motion - que pode render GIFs muito engraçados.

Gratuito, o software “pesa” somente 700 KB, sendo muito mais leve do que outros programas com funcionalidade parecida, e pode ser transportado facilmente para lá e para cá via pendrive.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.