Como jogar PS4 no PC com o Remote Play [Tutorial]

3 min de leitura
Imagem de: Como jogar PS4 no PC com o Remote Play [Tutorial]

Agora você pode transmitir os jogos do seu Play 4 para o PC, tanto no Windows quanto no Mac, através da função Remote Play. A Sony finalmente trouxe esse recurso que era exclusivo ao Vita provavelmente devido a pressão da Microsoft, já que o Xbox One também possui função similar.

Antes de falar como, talvez seja melhor entender o porquê as pessoas pediram por isso. Através do Remote Play, se você já está no PC vendo um vídeo do YouTube, por exemplo, pode começar a jogar seu jogo ali mesmo, sem precisar dar aquele pulo na sala e ligar a TV. Da mesma forma, você pode desligar a TV na hora de dormir e continuar o jogo na cama em seu laptop.

Ok, agora vamos a como fazer.

Passo 1: Atualize seu PS4

É obrigatório atualizar o seu vídeogame para o 3.50, isso você faz através do menu configurações, Atualização do Software do Sistema.

Passo 2: Baixa o programa no site da Sony

Na sequência, vá até o site da Sony para baixar o programa Remote Play e o instale normalmente.

Passo 3: Ative o Uso Remoto no console

Volte a seu PS4 e certifique-se que em Configurações, Configurações de conexão para o Uso Remoto, a função de Uso Remoto esteja marcada.

Passo 4: Faça login com seu usuário da PSN no programa

Agora abra o Remote Play no seu computador e clique em configurações. É preciso logar o programa na sua conta da PSN, já que o sistema utiliza a conta para validar. Você não pode ficar trocando de usuário quando estiver usando o sistema pelo computador, então certifique-se de entrar com a sua conta principal de jogo.

Passo 5: Configure a qualidade

Logo abaixo você pode configurar a resolução a qual quer transmitir seus jogos e também a taxa de quadros. O ideal é sempre selecionar 720p e a taxa de quadros Alta para que tudo funcione bem, mas aqui entra um problema.

Passo 6: Certifique-se que a conexão está adequada

É muito importante que a conexão entre seu vídeogame e o computador seja de qualidade, principalmente cabeada ou com um bom roteador. Se a sua rede local estiver instável, com o vídeogame e o PC em uma Wi-Fi passando por problemas, seu jogo poderá perder quadros e a conexão de maneira constante.

A qualidade do serviço depende totalmente da qualidade da sua conexão local. Ter os aparelhos cabeados, próximos entre si ou em uma Wi-Fi instalada com qualidade é fundamental para seu bom funcionamento.

Passo 7: Faça a busca de seu console no Remote Play

Feito isso, clique em Iniciar e ele vai começar a buscar pelo seu console. Na nossa experiência é melhor fazer isso manualmente. Interrompa a busca automática clicando em Registrar Manualmente. No console, vá nas Configurações de conexão para o Uso Remoto e entre em “Adicionar dispositivo.” Anote o código que aparecer na tela e digite-o no programa.

Pronto! Você já pode jogar até mesmo com seu controle

Clique em OK e após alguns segundos você já deve ver a mágica do seu PS4 aparecer no seu PC. A partir daí basta plugar seu controle com o cabo na USB do computador para começar a jogar.

A primeira questão é que você não precisa de um computador potente para desfrutar disso. O grande peso da função está na qualidade da internet, já que todo o processamento do jogo ainda é feito pelo PlayStation 4. O computador recebe um sinal de vídeo e transmite sinais de controle e o restante fica a cargo do vídeogame.

Aliás, é justamente por isso que os gráficos sofrem um pouco. A compressão nos visuais é nítida para conseguir trafegar pela rede mas não chega a acabar com a experiência.

Outro ponto importantíssimo é que sim, existe atraso nos comandos. Tá, mas é muito atraso TecMundo? Olha, é um atraso considerável para quem pretende jogar jogos competitivos online e que dependem do seu reflexo para a vitória como Battlefield, FIFA e Call Of Duty online ou Street Fighter e Rocket League.

Mas se você quer zerar um Assassin’s Creed, curtir um The Last Of Us ou passar algumas horas em Need For Speed, pode ficar tranquilo porque o Remote Play funciona muito, muito bem nesses casos. Aliás, principalmente para jogos como Until Dawn e Beyond Two Souls, aí sim não terá problema nenhum. O pequeno delay não deve atrapalhar de maneira alguma quem apenas quer mandar ver em um bom single player.

E basicamente é isso. O Remote Play oferece uma nova maneira de jogar e troca um pouco de qualidade por mais comodidade. Se você tiver qualquer dúvida no seu funcionamento, manda pra galera nos comentários, conte pra gente quais jogos você já curtiu no Remote Play e como está rodando essa nova função no seu sistema. Valeu, e fique ligado aqui no TecMundo Games para mais tutoriais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.