Dois ex-engenheiros da Tesla, envolvidos com o desenvolvimento do Autopilot na época do acidente fatal que vitimou Joshua Brown, usaram a situação negativa como uma motivação para fazer com que a direção autônoma se torne mais segura.
Andrew Kouri e Erik Reed fundaram a lvl5, uma startup focada na criação de mapas em alta definição para serem utilizados pelos sistemas desses veículos. Isso é algo que Kouri afirma ser um dos grandes desafios que ainda persistem para os carros sem motoristas.
Nossos vídeos em destaque
“Sei que ninguém faz os mapas”, disse Kouri ao Jalopnik. “Esse é o tipo de coisa que me preocupa. Eu vi o que acontece quando você não tem esses mapas”. O engenheiro se refere ao fato de que, no caso do acidente de Joshua, o Autopilot confundiu uma carreta com uma ponte – caso o veículo tivesse o mapa em seu sistema, saberia que não tinha uma ponte lá e frearia.
Uma das imagens do processo de mapeamento feito pela lvl5
O processo de mapeamento da lvl5 vai usar duas variáveis: sensores LiDAR e os usuários de veículos autônomos. Enquanto os sensores vão ser usados pela empresa, os condutores poderão baixar um aplicativo da companhia chamado Payver – aí basta colocar o smartphone no painel e usá-lo como uma dashcam, apontado para a rua e/ou estrada.
Os motoristas podem ganhar de 1 a 5 centavos de dólar a cada 1,6 quilômetro rodado e com material enviado para a lvl5. A partir daí, uma base de dados é criada, permitindo que os veículos autônomos já saibam com antecedência sobre a posição de placas, intersecções, pontes, semáforos e coisas do tipo, tirando um pouco do peso sobre sensores e câmeras dos carros apenas.
A informação em vídeo dos motoristas é convertida com a ajuda de um algoritmo e se transforma tanto em dados de GPS quanto em informações visuais do mapa em alta definição – com até 10 centímetros de variação na precisão.
Área já mapeada pela companhia nos EUA
A lvl5 abriu seu capital recentemente e Kouri agora está focando em mostrar para as montadoras focadas em construir veículos autônomos – e não só a Tesla – sobre a importância do uso dos mapas HD nos carros.
)
)
)
)
)
)
)