Holanda inaugura faixas de trânsito que brilham no escuro

1 min de leitura
Imagem de: Holanda inaugura faixas de trânsito que brilham no escuro

(Fonte da imagem: Studio Roosegaard)

Um projeto de 2012 desenvolvido pelos escritórios de design Studio Roosegaarde e Hejmans Infrastructure ganhou vida esta semana na Holanda: faixas de trânsito que brilham no escuro. Em apenas dois anos, um conceito criado por designers conquistou as autoridades de trânsito do país europeu e virou realidade.

A rodovia selecionada para inaugurar o projeto foi a N329 em Oss, e um trecho de 500 metros de pista recebeu a tinta especial que carrega energia durante o dia para brilhar na ausência de luz. Isso significa que, tal qual em outro elemento do gênero, ela é branca enquanto carrega e ganha um tom de verde neon ao brilhar.

Segundo o noticiário neerlandês Dutch News, a ideia é expandir a utilização desse tipo de material, apesar de não haver nenhum contrato firmado com as criadoras do projeto para isso. Além disso, não se sabe ao certo como as faixas brilhantes vão se sair depois de algum desgaste — talvez seu desempenho seja inferior aos dos métodos tradicionais de pintura e iluminação na pista.

Nesse sentido, Daan Roosegaarde, um dos criadores da ideia, cobra as autoridades. “É necessário fazer um chamado para ministros de todo o mundo — este é um problema e nós deveríamos aceitar isso”, relata. “Deveríamos criar laboratórios na cidade onde possamos experimentar e explorar esse tipo de soluções, como uma zona livre”, cobra o designer.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.