(Fonte da imagem: Reprodução/Hug China)

Tudo bem que o governo chinês está preocupado com a vigilância e a segurança da população, mas aí já é demais. No distrito de Baoshan, em Xangai, mais de 60 câmeras de monitoramento foram instaladas em uma única rodovia – todas elas instaladas lado a lado e em um único poste na horizontal.

A Youyi Road tem quatro pistas ao todo e é bastante frequentada. Em abril deste ano, eram "apenas" 24 câmeras instaladas, mas esse número passou do dobro do original ao longo dos meses. Procurada para explicações pela imprensa local, a Shanghai Baokang Electronics Company alegou que os equipamentos estavam concentrados no mesmo local apenas para testes.

A bizarrice levantou várias questões sobre gastos com o dinheiro público e a existência de uma conspiração para multar cada vez mais os motoristas mais desatentos. Muita gente ainda diz que não está assustada por conta do exagero, já que segue a lei e não comete infrações de trânsito. Já alguns cidadãos falam em fim da privacidade, já que mais locais podem adotar o mesmo sistema de segurança.

Depois que jornais locais e internacionais ficaram sabendo do assunto e divulgaram as fotos tiradas por motoristas curiosos e sites de notícia, o governo retirou imediatamente quase todo o equipamento de vigilância do local.