Confira um vídeo conceitual do "túnel que anda"

1 min de leitura
Imagem de: Confira um vídeo conceitual do "túnel que anda"

É bem provável que você já tenha percebido como o trânsito em grandes cidades está lento e bastante bagunçado, não é mesmo? Pois, no ano de 2010, o Tecmundo mostrou que um projeto de transporte público chinês tinha o objetivo de ser uma espécie de solução para este problema — e ele era bem futurista.

Nós estamos falando Land Air Bus, que é um tipo de ônibus que anda passando por cima de carros. Diferente do que muita gente pode ter imaginado, ele não atropela os outros veículos, mas conta com uma altura avantajada, de maneira que é possível utilizar uma abertura pela qual os automóveis menores passam ao serem ultrapassados.

A novidade é o fato de que a China parece estar com planos sérios de implementar a invenção, melhorando a qualidade do transporte público. Dessa maneira, um vídeo demonstrativo de como o “túnel que anda” deve funcionar foi feito — e, como você pode conferir acima, a ideia é relativamente simples.

O que acontece?

O Land Air Bus teria quatro vagões, com uma capacidade máxima de 1,2 mil pessoas. Além disso, ele utilizaria placas elétricas e solares para funcionar, atingindo até 60 km/h. Enquanto isso, as suas medidas ficam em seis metros de largura e quatro de altura, sendo que o projeto todo pode ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs.

Com isso, o veículo poderia trafegar de maneira completamente limpa, utilizando uma espécie de trilho que ocupa pouco espaço nas vias. As pessoas entrariam no transporte por meio de elevadores que são acessados em estações suspensas — e, sempre que algum acidente ou algo do gênero impossibilitasse a viagem, sensores parariam o Land Air Bus e os passageiros desceriam sem problemas.

Bacana, não é?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.