A Synaptics pretende revolucionar o mercado de trackpads com o lançamento da ForcePad, tecnologia que faz com que dispositivos do tipo passem a responder à pressão exercida pelos usuários. Segundo a fabricante, a novidade pode detectar o toque simultâneo de até cinco dedos e é capaz de trabalhar com cinco gestos que só são possíveis de se realizar com o novo produto.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Microsoft, o que significa que ela já está totalmente otimizada para trabalhar com novos sistemas operacionais feitos especificamente para interfaces de toque. Entre os benefícios oferecidos pela invenção está a possibilidade de acessar conteúdos de maneira mais precisa e confortável do que aquela oferecida pelos dispositivos atuais.

Aumentando a eficiência de laptops

Segundo a empresa, o ForcePad permite que os trackpads sejam recalibrados de forma quase imediata, sendo capazes de entregar uma experiência confortável em qualquer momento. A Synapitcs afirma que a eficiência de trabalho proporcionada pela invenção permanece a mesma independente do tamanho do laptop utilizado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Synaptics)

Outro benefício trazido pelo produto é o fato de que ele dispensa totalmente qualquer espécie de mouse ou botão físico para funcionar. Com isso, as fabricantes podem investir na criação de aparelhos ainda mais finos do que os atuais — um painel equipado com a invenção possui somente 2,8 milímetros de espessura.

ThinTouch

A Synapitcs também está trabalhando em um novo teclado, batizado como ThinTouch, que usa sensores capacitivos para proporcionar uma digitação mais precisa. Além disso, a altura das teclas é um pouco menor do que a convencional (2,5 milímetros contra 3 a 6 milímetros), o que permite o desenvolvimento de aparelhos portáteis com dimensões menores.

Ao incorporar tecnologias de toque ao aparelho, a empresa permite utilizá-lo de uma maneira única, adicionando uma série de gestos a ele. Testes cegos realizados pela fabricante indicam que a maioria das pessoas que puderam testar a novidade a considerou tão boa ou melhor do que os teclados disponíveis em produtos da Apple.

Como a Synaptics detém cerca de 70% do mercado de trackpads, não deve demorar muito para que as novas tecnologias desenvolvidas pela organização cheguem a um grande número de aparelhos. A expectativa é que os novos produtos sejam incorporados não só pelo mercado de notebooks, mas também se tornem parte integrante de uma nova geração de desktops.

Fonte: Synaptics (1, 2)

Cupons de desconto TecMundo: