A Microsoft trouxe com o Windows 7 diversos novos rumos a serem seguidos quando o assunto é interagir com o computador. As possibilidades de uso do sistema operacional com dispositivos touchscreen já são usadas amplamente por diversas empresas.

Grandes inovações

Em abril de 2008 a empresa colocou o Microsoft Surface no mercado. Para quem não conhece, o aparelho é uma prancha eletrônica de trinta polegadas que responde a toque e gestos de um ou mais usuários. A superfície é capaz de reconhecer objetos, toques de pessoas e movimentação dentro de sua área em até 52 pontos simultâneos.

Outra novidade foi a apresentação do Project Natal, um sistema de sensores que capta e compreende movimentos realizados pelo usuário. Ele será aplicado no Xbox 360 e chega ao mercado no final deste ano.

Microsoft Surface + Project Natal

Outra grande novidade apresentada pela Microsoft na TechFest foi um sistema que utilizará conceitos dos outros dois produtos já anunciados. O produto ainda não tem um nome oficial, mas por hora é chamado de Mobile Surface.

Ele consiste em um sistema de projeção de imagens em um plano com recursos de captura de movimentos. O reconhecimento de ações em profundidade torna o resultado muito atraente e abre um bom leque de utilizações para o conceito.