Próximas telas touchscreen podem dar fim às marcas de dedos

1 min de leitura
Imagem de: Próximas telas touchscreen podem dar fim às marcas de dedos

Quem tem um tablet ou smartphone com tela sensível a toque sofre com as marcas de impressões digitais que parecem nunca sumir do visor. Para quem não aguenta mais isso, uma equipe de cientistas alemães está próxima de desenvolver uma tecnologia que acaba de vez com essa sujeira.

O time do Max Planck Institute for Polymer Research encontrou a solução em uma combinação de sílica e fuligem de vela cozinhadas a uma temperatura específica. Apesar de nada tecnológica, a substância seria capaz de repelir facilmente as marcas produzidas pela oleosidade da nossa pele.

Os testes iniciais foram com vidro: eles cobriram a superfície do material com esferas de fuligem de cerca de 40 nanômetros de diâmetro e bem espaçadas umas das outras. Em seguida, uma capa fina de sílica é sobreposta na tela. Para ela voltar a ser transparente, basta aquecer tudo a 600 °C.

Segundo o TechnologyReview, além de a cobertura ser eficiente contra marcas de água e óleo, ela tem forte aderência a materiais como alumínio, aço e cobre. O próximo passo é tornar a tecnologia comercial, já que o método de produção utilizado pela equipe é quase caseiro e em baixa escala.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.