No touchscreen Portico, você nem precisa encostar no tablet para jogar

1 min de leitura
Imagem de: No touchscreen Portico, você nem precisa encostar no tablet para jogar

As maiores inovações nas tecnologias de sensibilidade de tela dizem respeito ao multitouch. Mas e se você nem precisasse tocar no eletrônico para mexer em algumas funções ou jogar alguns games simplificados?

Cientistas da Intel, da Microsoft Research e da Universidade de Washington apresentaram o Portico, uma tecnologia inovadora na área de touchscreen. Através de um acessório que lembra uma antena, é possível interagir com o eletrônico sem encostar na tela sensível ao toque.

Explicamos: duas câmeras posicionadas acima do aparelho captam os movimentos e a posição de objetos não só na tela do tablet, mas também a uma distância de até 26 polegadas ao redor dele. Desse modo, o objeto real é virtualizado para interagir com o eletrônico.

No vídeo, são demonstradas partidas de futebol e jogo da velha utilizando marcadores e até uma bolinha de brinquedo. Na exibição mais impressionante, o usuário controla uma nave espacial a alguns centímetros de distância do tablet, que reproduz os mesmos movimentos com um pouco de atraso.

O Portico deve ser mostrado em um evento no ano que vem, talvez até com mudanças estéticas: sairiam os dois “braços” com webcams para dar lugar a mecanismos de gravação mais eficientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.