Um sistema criado em parceria entre a Microsoft e pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) acaba de impressionar consumidores e especialistas em tecnologia de todo o mundo.

Trata-se do DuoSkin, um dispositivo que funciona como uma tatugem temporária de alta tecnologia. Além de ser usada como uma tattoo comum, ela traz uma interface sensível ao toque que pode interagir com eletrônicos por meio de uma conexão NFC. O funcionamento do sistema pode ser explicado em três passos.

Primeiro, os sensores "trackpads" (input) são aplicados à pele com diversos desenhos e cores. Depois, esses sensores enviam informações para outra tatuagem que muda de cor de acordo com a temperatura da pele (output). Por fim, as informações são enviadas por um comunicador até outros aparelhos.

É preciso deixar claro que as três tatuagens funcionam em conjunto — todas são necessárias para o funcionamento do sistema. Todas também são compostas por folhas de ouro para fazer com que a condução seja boa, sem afetar padrões estéticos.

Os pesquisadores acreditam que, no futuro, será possível aplicar esse tipo de tecnologia para o controle de smartphones ou smartwatches, por exemplo. Além disso, há a expectativa de que as tatuagens temporárias possam ser usadas como acessórios de moda. Será que veremos algo desse tipo no mercado algum dia?

Cupons de desconto TecMundo: