Sistema de hidrogel pode fazer seu braço ser interface sensível ao toque

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de hidrogel pode fazer seu braço ser interface sensível ao toque

Cientistas da Universidade Nacional de Seoul (Coreia do Sul) acabam de revelar um novo sistema de controle de interfaces eletrônicas, que no futuro pode se tranformar em um sistema bem interessante para telas flexíveis.

Estamos falando de um mecanismo de controle por hidrogel — que permite a organização do sistema de um modo bastante flexível.

Composto por sais de cloreto de lítio, ele consegue agir como um condutor elétrico que consegue se manter ativo e úmido. Os cientistas coreanos acreditam que, no futuro, seja possível aplicar a tecnologia no braço de pessoas que queiram controlar seus equipamentos.

Como funciona?

Mas como um pacote de hidrogel pode ser usado para o controle de interfaces? O segredo está na ciência. Como publicado na revista Science, os eletrodos nas extremidades do touchpad são ativados quando o dedo do usuário toca o painel. Nesse momento, os circuitos são fechados e os campos eletrostáticos são ativados e enviam os comandos a uma placa controladora.

São possíveis vários tipos de comandos aplicados diretamente no hidrogel

Acredita-se que esse sistema possa ser aplicado para a composição de textos, reprodução de músicas e até mesmo execução de games, uma vez que ele pode permitir os toques, seguradas, arrastos e até mesmo swypes.

Os cientistas dizem ter testado o sistema em vários formatos. O hidrogel perde um pouco de sensibilidade em alguns momentos, mas os pesquisadores acreditam que isso pode ser resolvido em breve. Será que veremos implantes de hidrogel para o controle de interfaces algum dia?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.