7 projetos da Intel que podem revolucionar sua vida

5 min de leitura
Imagem de: 7 projetos da Intel que podem revolucionar sua vida

Se você pensa que a Intel é uma empresa que só se preocupa em fazer processadores cada vez mais rápidos, sinto muito: você está profundamente enganado. Apesar de ser referência quando se fala em chipsets, a gigante tecnológica vem investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento dentro de diversas outras áreas.

No ano passado, foram gastos 6,6 bilhões de dólares em busca de soluções para automóveis, domicílios, saúde e espaços comerciais. O resultado não poderia ser diferente: combinando a infraestrutura dos produtos Intel com outros tipos de tecnologia, um leque de possibilidades vem surgindo para transformar a vida de muita gente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Ao longo deste artigo, vamos contemplar sete novidades — algumas já existentes e outras que ainda serão lançadas — que mostram todo o potencial da empresa californiana e, claro, matar um pouquinho a curiosidade do que o futuro nos reserva. As atrações foram apresentadas na feira anual de inovações da empresa, a Intel Tech Heaven 2011.

NAO Humanoid Service Robots

Os robôs NAO (isso mesmo, sem o sinal gráfico “~”) são equipados com um processador Intel Atom, medem 23 polegadas (58 cm), pesam cerca de 4,3 kg e são capazes de executar uma variedade imensa de ações e movimentos. Simpáticos e articulados, os humanoides podem sentar, pegar objetos e interagir com o ambiente.

Inicialmente com processadores AMD, a primeira versão veio a público em 2008, desenvolvida pela Aldebaran Robotics. A última versão (H-25) possui duas câmeras, dois alto-falantes e quatro microfones, que o tornam apto a ler qualquer tipo de texto (email, SMS, notícias etc.).

Além disso, o NAO tem sensor de movimentos, emula emoções e até volta pra a base sozinho quando precisa recarregar a bateria. A conexão via WiFi permite a integração com outros dispositivos em tempo real para o envio e recebimento de vídeos e outros tipos de arquivo.

Hoje, eles já são vendidos por cerca de US$ 16 mil no site do fabricante. Até o momento, a aquisição do gadget é restrita a pesquisadores e educadores. No entanto, a empresa anunciou agora em maio que irá liberar o código do produto para outros desenvolvedores. Quem sabe em um futuro próximo não teremos alguns parecidos com esses circulando por nossas casas?

Qbo Service Robot, sempre alerta

Um pouco mais modesto que o NAO, o Qbo é um dispositivo voltado para a segurança. Esse robozinho arredondado é capaz de reconhecer e acompanhar rostos e objetos em tempo real, além de detectar cores e analisar gestos.

Também equipado com processadores Intel Atom, ele se move com rodinhas e alcança uma velocidade até que razoável. Esse “cão de guarda” envia tudo o que captura para uma central de monitoramento, em tempo real.

Nova experiência de compra

Logo, logo você vai encontrar algumas prateleiras diferentes no supermercado — pelo menos é essa a promessa deste projeto realizado pela dupla Intel e Kraft Foods. Os pontos de venda contarão com displays touchscreen equipados com processadores Intel Core i7 de segunda geração.

Tudo isso para os consumidores se encantarem e imergirem no processo de compra. No local, eles poderão acessar diretamente receitas, informações extras, sugestões de compra, cupons promocionais e até amostras de produtos, além de se conectar e participar via smartphones.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel.)

Outro delírio para os marqueteiros: o sistema já vem com ferramentas de análise integradas, habilitadas para reconhecer o sexo e idade de quem interage no ambiente. Os dados ficam armazenados e podem ajudar a entender o comportamento do público em relação a cada tipo de produto.

adiVERSE Virtual Footwear Wall

Mais uma parceria, desta vez com a Adidas. Assim como o projeto anterior, este aqui também é voltado para o comércio e combina a tecnologia touchscreen com pontos de venda. A diferença aqui é que a experiência é através de uma prateleira 100% digital.

O consumidor pode navegar pelo menu de produtos, encontrar detalhes sobres os itens e visualizar cada peça em diversos ângulos ou — até mesmo — trocar as cores e fazer ajustes nos modelos para personalizá-los.

Além dos processadores Intel Core i7 de segunda geração, o adiVERSE Virtual Footwear Wall trabalha com imagens de alta qualidade renderizadas em 3D. As tecnologias Intel AIM Suite e Intel vPro garantem a fidelidade gráfica do material digital apresentado.

Academia inteligente

Depois de robôs e inovações para o comércio, vamos agora para a área da saúde. Com uma estrutura semelhante à do Kinect, o MayaFit Virtual Fitness Trainer chega como um incentivo àqueles que se exercitam em casa, funcionando como um personal trainer virtual.

(Fonte da imagem: Chip Chick)

Tecnicamente, ele pode ser visto como uma evolução do Wii Fit e da série Active, da EA Sports. A diferença é que aqui, junto ao detector de movimentos, estão pesos e acessórios reais para auxiliar no condicionamento físico. Pode ser interessante para o público que não é muito íntimo dos videogames, já que é uma estação “tudo em um”.

Central de comando para sua casa

Esta iniciativa sustentável, desenvolvida junto com a fornecedora Capgemini, conta com um aparelho bem semelhante a um tablet, que serve para centralizar tarefas e informações sobre uma residência.

O eletrônico é capaz de monitorar detalhadamente o uso de energia (separando o consumo de cada objeto), controlar a temperatura e até substituir a geladeira. Calma! Ele não refrigera nada não. Mas é capaz de gravar e reproduzir mensagens em vídeos — algo bem melhor do que os tradicionais “bilhetinhos” de aviso deixados para outros membros da casa.

Adeus cabos HDMI!

A tecnologia Intel Wireless Display vem para suceder os cabos HDMI, hoje usados para conexões de áudio e vídeo em alta qualidade. Ou seja, com ela é possível sincronizar a imagem e o som entre dispositivos dos mais diversos tamanhos e funções.

Dessa maneira, você pode usar a televisão grande da sala para ver filmes e jogar games hospedados em seu notebook de uma forma bem mais prática. Vale lembrar que esse tipo de conexão é possível graças a componentes embutidos nos processadores Intel “i” de segunda geração.

.....

E você, está ansioso para saber como será a casa do futuro, com robôs e tecnologia wireless integrando tudo? Não deixe de contar para a gente nos comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.