(Fonte da imagem: DigInfo)

Pesquisadores da Universidade de Eletrocomunicações do Japão estão desenvolvendo um dispositivo capaz de enviar as informações da tela sensível ao toque para as suas mãos, fazendo com que o usuário “sinta” aquilo que está acontecendo na tela.

“Quando você toca o painel, o sistema envia os dados para os eletrodos na parte de trás da tela, que o transforma em um toque elétrico no mesmo ponto em retorno. Com isso, enquanto você atua na parte da frente da tela, a sensação é de que aquele toque passou pela tela e está sendo enviado para a palma da mão”, explica Shogo Fukushima, um dos desenvolvedores do projeto, em um vídeo gravado pelo site DigInfo (do Japão).

Uma bolsa de gel foi posicionada entre os eletrodos e o painel, fazendo com que o contato fosse feito por toda a palma. O objetivo do sistema é fazer com que o usuário reconheça com mais facilidade as informações da tela. Ele traz também diversas possibilidades para games de simulação tátil, como “insetos e formigas andando na palma da sua mão”, fiz Fukushima. 

Até o momento, o protótipo consegue enviar apenas as informações quando você aperta um botão.  No entanto, espera-se que o sistema possa “permitir experiências que não poderiam ser realizadas com painéis sensíveis ao toque convencionais”.

Cupons de desconto TecMundo: