Malandragem! uTorrent está usando seu PC para minerar Bitcoins

1 min de leitura
Imagem de: Malandragem! uTorrent está usando seu PC para minerar Bitcoins
Avatar do autor

Quem instalou ou atualizou o aplicativo uTorrent em computadores com Windows pode estar ajudando alguém a enriquecer sem saber. Isso porque a versão mais recente do aplicativo foi construída com uma linha de código dedicada à mineração de Bitcoins. Chamada de Epic Scale, a ferramenta se aproveita de ciclos de processamento dos computadores para fazer a mineração enquanto o software está em execução.

Denunciada em fóruns oficiais do próprio uTorrent, a ferramenta estaria causando redução no desempenho dos PCs, ao mesmo tempo em que existe um aumento na energia elétrica demandada para os recursos. Não demorou muito para que a própria equipe de desenvolvimento do  software assumisse a responsabilidade sobre o código instalado na atualização.

De acordo com um porta-voz, este app Epic Scale não pode ser instalado sem permissão dos usuários — apesar de não haver grandes informações sobre a instalação dele —, sendo que a remoção também seria bem facilitada. Segundo a fonte, o recurso foi adicionado ao uTorrent para ampliar as receitas do software, que vem perdendo espaço nos últimos anos. Ainda não há informações possíveis retiradas dele em uma atualização próxima.

[Atualizado]

Alguns leitores entraram em contato informando que a "malandragem" não é tão malandra assim, pois estaria sendo mencionada nos termos de uso. O problema é que, como dissemos anteriormente, os usuários do fórum do uTorrent alegam que isso não foi mostrado de maneira clara durante as instalações.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Malandragem! uTorrent está usando seu PC para minerar Bitcoins