Quem resolve baixar arquivos grandes na internet, sejam de filmes ou sistemas operacionais, normalmente acaba optando por um arquivo BitTorrent. Um dos clientes mais populares com suporte para este protocolo é o uTorrent, com quase 7,3 milhões de downloads até o momento.

De visual simples, com versão em português e uma grande capacidade de aproveitar ao máximo a velocidade de conexão com a internet para baixar arquivos, o uTorrent é uma das melhores opções disponíveis atualmente.

Os desenvolvedores do aplicativo lançaram recentemente um projeto que pretende revolucionar o acesso remoto a arquivos transferidos via uTorrent, é o Falcon uTorrent. A equipe do Portal Baixaki testou a versão alpha e conta tudo para você.

Falcon uTorrent?

Sim! Falcon uTorrent. Um dos diferenciais do uTorrent sempre foi a possibilidade de acesso remoto via Web UI (ainda presente na nova versão). Você habilita a função nas propriedades do aplicativo e por meio de programas de não oficiais acessa seus downloads de qualquer lugar. Contudo, isso poderia se tornar complicado, afinal eram necessárias configurações de porta, conexão e tudo mais.

O Falcon uTorrent é a versão 2.1 do aplicativo. Ela ainda está em fase alpha e por enquanto está disponível apenas com convite. Ela permite, de modo simples, que você acompanhe e acesse remotamente o conteúdo transferido no computador de sua casa, por exemplo.

Imagine a seguinte situação: você sai de casa e deixa o uTorrent funcionando. Enquanto está fora, acessa o site do Falcon uTorrent no notebook, em uma lan-house ou do trabalho e acompanha diretamente via navegador os downloads. Não somente acompanhar, mas também adicionar novas transferências, interromper ou reiniciar as que são realizadas e ainda compartilhar arquivos via link.

uTorrent dentro do  navegador

Acesso remoto simplificado

A principal novidade da nova versão do uTorrent é, sem dúvida, o acesso remoto simplificado. Na Barra de ferramentas do programa você encontra uma nova opção denominada “Remote Access Preferences” (Preferências do acesso remoto) e lá insere um nome de usuário e uma senha.

Acesso remoto simplificado

Com os mesmos dados você acessa o programa via navegador de qualquer lugar por meio de um site. Tal qual faz para verificar emails, porém, tem na tela uma interface igual à do uTorrent instalado em casa. E lá acompanha a quantas andam as transferências realizadas.

Faça o login para acompanhar seus downloads

Compartilhamento via URL

O Falcon uTorrent promete muitas novidades e uma das que já fazem parte do projeto é o compartilhamento de arquivos via URL. Acessando o uTorrent pelo site do projeto você encontra um link e pode enviá-lo para qualquer amigo. Caso ele ainda não tenha o uTorrent instalado, o aplicativo é transferido e instalado e, quando aberto, o download indicado por você já consta na lista de transferências.

Compartilhamento de torrents via URL

Transmissão de vídeo

Com o Falcon uTorrent o programa pretende adentrar um novo campo: o da transmissão de vídeo. Ao invés de esperar que o download de um vídeo termine para ser possível visualizá-lo, você pode fazer isso durante a transferência e assistir ao filme no navegador (caso sua conexão com a internet suporte tal tarefa) via DivX Web Player. Clique no botão presente na guia "Stream" (Transmistir) e curta o filme.

Transmissão de vídeo: mais uma novidade do Falcon uTorrent

Interface mínima

Além de tudo o que foi listado acima, o novo uTorrent conta com a opção “Minify Interface” (“Interface mínima”, em tradução livre), que reduz a tela do downloads para algo semelhante à janela de gerenciamento de transferências do Mozilla Firefox. O novo visual soa bem familiar para quem já usou o Transmission, cliente de torrent para Linux.

Interface mínima do uTorrent

Download remoto

Você está viajando, mas deixou um filme baixando no uTorrent em casa. Que tal assistir a ele diretamente do notebook em qualquer lugar do mundo? Com o Falcon uTorrent isso será possível, pois após o término da transferência o arquivo pode ser baixado via navegador em qualquer PC. Este recurso ainda não está disponível na atual versão do Falcon, porém, em breve deve integrar o projeto.

Mais novidades devem vir por aí

De acordo com a empresa BitTorrent, atual detentora do uTorrent, muitas novidades devem surgir nas próximas versões de teste, bem como na versão final do Falcon uTorrent. Uma das promessas é tornar mais simples a busca por torrent para o usuário, algo ainda complicado para iniciantes. Outra expectativa fica em torno dos aprimoramento de velocidade, ideal para quem é viciado em baixar torrents.

E o resultado é...

Aprovado! O uTorrent tradicional é praticamente inquestionável, dono de um desempenho invejável quando comparado a outros aplicativos do gênero. Ao que tudo indica, as novidades da nova versão consolidarão de vez o programa como o melhor cliente de torrent do mercado.

Aguardemos para ver como os usuários recebem o Falcon uTorrent e também o que as próximas versões nos trazem. O que se pode dizer desde já é que com certeza haverá "retaliação" por parte de outros desenvolvedores, afinal, este é um ramo repleto de opções e possibilidades do mundo dos softwares.

Cupons de desconto TecMundo: