(Fonte da imagem: Reprodução/Music Metric)De acordo com um relatório da MusicMetric, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de download de música via BitTorrent. A grande surpresa, contudo, é que nem todos os downloads são piratas.

De janeiro a junho de 2012, 19,7 milhões de músicas foram baixados pelo sistema no país. O artista mais baixado por aqui, no entanto, foi Billy Van – artista que disponibilizou seu EP “The Cardigan” gratuitamente pelo BitTorrent. Interessados no trabalho do artista podem realizar doações em seu site oficial ou comprar o seu álbum de dubstep por meio da loja virtual do iTunes.

Posturas como esse demonstram que a visão de músicos em relação aos torrents está mudando. Ed Sheeran, o artista mais baixado (ilegalmente) no Reino Unido, também comentou sobre o assunto em entrevista à BBC. De acordo com ele, enquanto há quem pode viver de suas vendas, o download ilegal ajuda a disseminar o seu trabalho e atrair público para seus shows – algo que é igualmente benéfico à indústria musical.

Quem mais baixa

Segundo o Digital Music Index, foram mais de 405 milhões de download via torrent no primeiro semestre do ano. Os Estados Unidos lideram a lista de países que mais utilizam o sistema, seguidos pelo Reino Unido, Itália, Canadá e Brasil.

Fontes: Gizmodo, Music Metric e BBC

Cupons de desconto TecMundo: