Superando a meta de 400 cidades com 4G em 2015, TIM promete 1 mil para 2016

1 min de leitura
Imagem de: Superando a meta de 400 cidades com 4G em 2015, TIM promete 1 mil para 2016
Imagem: FaixaMobi

Fechando 2015 com a superação da sua meta de cidades brasileiras cobertas por redes 4G, a TIM conseguiu estabelecer uma dianteira considerável com relação às duas operadoras rivais, tornando-se a líder absoluta na prestação desse tipo de serviço. Agora, no entanto, a empresa anunciou ter planos ainda mais ambiciosos para este ano e prometeu passar dos 411 municípios com infraestrutura LTE para um total de pelo menos 1 mil.

No início de 2015, a TIM contava com apenas 45 cidades cobertas pelas redes 4G no Brasil, mas com o passar dos meses conseguiu reformular a utilização de suas tecnologias para adicionar 366 novos municípios a essa lista. O feito foi possível principalmente graças ao reaproveitamento da faixa de 1.800 MHz, que antes era utilizada para fornecer o sinal 2G.

Somando essa frequência aos 2.600 MHz já usados pelo LTE, torna-se possível ampliar consideravelmente o alcance do sinal sem ter que aumentar muito a quantidade de antenas utilizadas. Segundo a TIM, 65% das suas instalações atuais de 4G são conectadas via fibra óptica, permitindo que o tráfego de dados da rede circule de forme mais estável e ágil – além de “pavimentar o caminho do 5G no Brasil, nas palavras do CTO da empresa, Leonardo Capdeville.

Depois de atingir sua meta para 2015, a TIM mais que dobrou a meta para este ano

Tomando a liderança

Hoje, as 411 cidades cobertas pela TIM garantem o primeiro lugar no fornecimento de serviços 4G no Brasil, com as rivais Claro, Vivo e Oi seguindo atrás com respectivos 187, 183 e 147 municípios. Caso a operadora realmente consiga “dobrar” a meta em 2016, as concorrentes terão que se esforçar para acelerar suas próprias expansões de rede.

O crescimento da TIM também pode ser visto no 3G, com a empresa fechando o ano passado com 1.839 urbes com acesso por meio do sinal HSPA. No entanto, a companhia ainda fica atrás da Vivo e Claro, que alcançam respectivas 3.524 e 2.262 cidades com esse tipo de rede.

Você está satisfeito com os serviços de redes móveis oferecidos pela sua operadora? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.