A operadora TIM está de cara nova no mercado. A empresa continua com o mesmo catálogo de serviços e a qualidade que você já conhecia ou precisa conhecer, mas agora iniciou um reposicionamento que tem como destaque a alteração do tradicional logo.

Como lema dessa mudança, a TIM escolheu a frase “Evoluir é fazer diferente”. O objetivo da operadora é manter características como pioneirismo, coragem e transparência, mas com foco ainda maior na qualidade e em uma experiência aprimorada do usuário.

“Fazemos diferente ao encarar o mercado e o ambiente de uma nova forma, nos ajustando ao comportamento do consumidor de telecomunicações no Brasil. Agora, nosso foco é redefinir a relação entre clientes e operadoras, com menos promessas e mais fatos”, ressalta o presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu.

A base

“Para o consumidor, todas as operadoras são parecidas. Mas a TIM não nasceu para ser igual”, destaca o presidente. Para confirmar isso, a transformação da marca faz parte de uma jornada trabalhada pela operadora com três pilares: inovação, qualidade e experiência do usuário.

TIM

Inovar é prioridade em um mercado tão dinâmico e vasto, e a TIM pretende oferecer novos planos, ofertas, parcerias e tecnologias. Já líder na cobertura do 4G, ela promete manter a qualidade em todos os setores e ampliar investimentos em infraestrutura, estando pronta para o presente e o futuro.

Bastante exigida pelo público, uma experiência do usuário satisfatória significa uma nova relação com o consumidor, para que todos tenham atendimento, serviços e relacionamento com a empresa de forma ideal.

E a história da TIM com o Brasil já é longa e cheia de grandes momentos: ela liderou vários movimentos do mercado, como a cobrança por chamada, o fim da tarifa diferenciada em ligações de longa distância e para outras operadoras, a taxa fixa diária ou mensal de internet móvel e o foco nos investimentos do 4G.

A nova cara

O logo escolhido para ser o símbolo dessa nova fase da TIM representa bem essa ideia de evolução com manutenção das raízes. Mantendo as cores azul e vermelha, que se tornaram parte da identidade da maca, o desenho apresenta um visual simples e moderno, formando um "T" no espaço entre as linhas horizontais. A ideia é ter uma identidade mais digital, representando evolução e as linhas de comunicação da web.

Comparação entre o novo logo (acima) e a anterior (abaixo)

O projeto é colaboração da operadora com a Interbrand e foi encomendado pela Telecom Italia, que unificou a marca no início de 2016 e agora usa o nome TIM para todas as operações. Segundo Abreu, ser protagonista na indústria é uma responsabilidade desafiadora e repleta de exigências, mas a marca está pronta. “A TIM quer entregar sempre mais valor para os seus clientes e essa mudança de marca e posicionamento representa a evolução do nosso compromisso", conclui o presidente.

A campanha é dividida em duas etapas. A primeira manteve o mistério da novidade a partir de hashtags como "#fazerdiferente" e inserindo teasers em várias mídias. Em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades, estruturas com o novo logo foram instaladas com carregadores de bateria de celular, Wi-Fi e bancos, transformando o símbolo da TIM em espaço de convivência.

A segunda fase, a partir de 15 de abril, começou no evento TIMx com palestras e depoimentos. Durante o evento, houve a transmissão de trechos no Periscope, onde foi revelado ao público em geral o novo logo e assinatura da marca.

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