Um computador, de fato, é uma ferramenta muito útil, pois com a ajuda deste pequeno aparelho podemos rodar o mundo sem sair do lugar onde estamos. Também com ele, é possível fazer compras, pagar contas, conversar com amigos, pesquisar e claro, ouvir música e ver vídeos. O que você acha de melhorar a aparência, organização e visualização das suas mídias com a ajuda de alguns softwares? Tenho uma sugestão melhor, vamos transformar seu computador em uma central multimídia para você apavorar e ter orgulho de erguer o som.

Naturalmente você deve possuir fotos, vídeos e músicas armazenados no computador. Para que você tenha cada vez mais vontade de trabalhar com suas mídias, vamos apresentar três aplicativos para que você melhore a visualização das suas fotografias, sons e vídeos.

Todas suas mídias em um só programa.

MediaPortal

Para começar as apresentações dos aplicativos para tornar suas experiências audiovisuais mais agradáveis, temos o MediaPortal. Este programa funciona como uma central multimídia, porém oferece mais do que simplesmente organizar e exibir seus arquivos. Com ele é possível conferir desde a previsão do tempo das principais cidades do mundo até a gravação de TV ao vivo. É claro que para possuir esta opção no seu computador, você precisa de um computador HTPC e uma placa de TV adicionada a este, para que você possa gravar as transmissões.

Se você não é tão ambicioso assim e quer somente curtir com um visual bonito suas fotos e gravações, com o MediaPortal você estará bem servido. Com uma interface agradável, botões com efeitos de luz e movimentação, você não vai se cansar de usá-lo. Mesmo com tantas opções, o MediaPortal deixa a desejar em um quesito fundamental para qualquer usuário: estabilidade, pois já dizia o velho ditado: “quando a esmola é demais o santo desconfia” e neste caso não é diferente.

Opções de entretenimento.

Mesmo com tantos efeitos o aplicativo acaba pecando pelo exagero, pois toda a qualidade gráfica acaba prejudicando o funcionamento do programa e, conseqüentemente, causa travamentos constantes. Outro ponto negativo é a configuração das funções. Para que você tenha acesso às ferramentas do MediaPortal, é necessário configurá-las individualmente. Para isso, é preciso ir até as configurações e adicionar os arquivos a partir desta tela.

Uma patcha central.

Media Center

Outra opção de aplicativo para deixar seus arquivos de foto, som e vídeo tinindo é o Media Center. Para quem gosta de visual moderno e descolado, este programa é um prato cheio, pois assim como o Mediaportal, também é composto por uma bela interface. Mas, como “beleza não se põe à mesa” ele é muito mais do que um rostinho bonito, porque oferece várias opções de ferramentas.

Com ele você pode gravar discos, ripar CDs, construir playlists, sincronizar com dispositivos móveis (iPod, MP3, MP4), baixar suas fotografias direto da camêra para o aplicativo e muito mais. Além de funções que podem ser classificadas como comuns, no media Center você tem acesso a vários plugins, como: Last.fm, Tivo Server, Amazon MP3 Store, agenda para marcar datas para gravar programas e muito mais.

Mesmo sendo um ótimo programa, o Media Center ainda não é o programa perfeito, pois é completamente em inglês, o que pode ser um problema para quem não familiarizado com a língua e, infelizmente, não é gratuito.

Interface bonitona.

XBMC

Para finalizar a seleção de centrais multimídia, temos o XBMC (Xbox Media Center). O projeto do XBMC nasceu em 2002. Chamado naquela época de Xbox Media Player e desenvolvido para a primeira geração de consoles do Xbox. Logo se firmou como uma boa alternativa ao Xbox Dashboard e hoje o programa pode ser executado também no Windows, funcionando como um gerenciador de mídia capaz de fazer frente à concorrência.

Logo de cara, assim que o programa é aberto, o que impressiona o usuário é a aparência e modernidade da interface, item comum em programas deste gênero. Para chamar a atenção dos usuários, os desenvolvedores do aplicativo não pouparam esforços para deixá-lo no topo do ranking da beleza. Mas para que um programa seja bom, ele precisa ir além do aspecto, como o XBMC.

Mídias e opções.

Nas ferramentas ele não inova muito, pois oferece funções encontradas nos dois aplicativos anteriores, por exemplo, a previsão do tempo do MediaPortal e os plugins do Media Center. É claro que a previsão do tempo pode não interessar para muitos, mas não deixa de ser no mínimo curioso saber como está o clima lá fora.

Será que vai dar praia?


Para música

O XBMC suporta vários arquivos de áudio, conta com um sistema único de visualização, tem playlists, suporte para Last.fm, listagem e execução do ShoutCast (com possibilidade de gravação), biblioteca, suporte a karaokê, pesquisa de informações no AllMusic.com e ripagem de CDs.

Para vídeo

Além de suporte aos formatos e codecs mais comuns, o XBMC oferece biblioteca, visualização de filmes por ator, gênero, ano e título (essas informações são buscadas no IMDB); tocador interno para DVD com menus, OSD (on screen display — exibição na tela) para pausar voltar, avançar e parar.

Para fotos

Além do suporte aos mais populares formatos e codecs, você pode ver suas imagens, fotos e até quadrinhos com recursos de exibição aleatória, slideshow, recursos para rotacionar, aplicar zoom, etc.

Interface moderna e interessante.

O que mais você precisa?

É claro que para aproveitar o máximo das suas centrais de mídia, é necessário possuir um bom sistema de som, se quiser assistir TV você vai precisar de um sintonizador e por aí vai. Mas se você quer apenas ter um bom player e visualizador de imagens, estas três opções estão de bom tamanho.

Vale lembrar que o Windows Vista Home Premium e o Vista Ultimate, por exemplo, já possuem o Windows Media Center. Desta forma, nem precisam se incomodar com uma central multimídia, pois estas versões já possuem um ótimo software que dá conta do recado.

Cupons de desconto TecMundo: