Ministério busca migração para TV digital de maneira segura, diz Berzoini

1 min de leitura
Imagem de: Ministério busca migração para TV digital de maneira segura, diz Berzoini

O Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, fez nesta terça-feira, 7, uma apresentação sobre a transição da TV analógica para a digital.

Segundo ele, esse é um momento importante para as comunicações do Brasil para a radiodifusão e telefonia.

Na quarta-feira, 8, terá início a publicidade sobre o fim das transmissões analógicas e início das digitais, começando por Rio Verde (GO) ainda este ano e posteriormente por Brasília, em 2016.

Berzoini explicou que esse processo irá liberar a faixa de 700 MHZ para a ampliação da internet 4G. "O setor de televisão dá passos importantíssimos com a TV digital e com a internet móvel", disse o ministro. "O ministério se preocupa em fazer migração para TV digital de maneira segura para garantir o porcentual máximo de acesso", explicou. Segundo ele, a lei determina que 93% da população tenha acesso, mas o objetivo é chegar a 100%.

"Não podemos ter processo de exclusão na migração para a TV digital, mas de inclusão", afirmou. Berzoini explicou ainda que o calendário de implementação, caso haja necessidade, pode ser adaptado para atender os telespectadores, mas esse não é, segundo ele, o objetivo.

Rodrigo Zerbone, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), explicou como a propaganda vai ser executada na televisão e que as inserções de publicidade serão elevadas gradualmente no decorrer da implementação da TV digital.

Segundo ele, antes de dar início ao chamado switch off, termo em inglês que significa o desligamento do sistema analógico, será realizado um teste na cidade de Rio Verde, em Goiás, programado para 29 de novembro de 2015. Em 3 de abril de 2016 será a vez de Brasília.

Por Victor Martins - Brasília

Via EmResumo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.