Holandês cria chip que pode substituir antenas parabólicas

1 min de leitura
Imagem de: Holandês cria chip que pode substituir antenas parabólicas

Microchip de múltiplos processadores de van de Burgwal

Fonte da imagem: Marcel van de Burgwal

Um dos mais novos PhDs em engenharia da Holanda desenvolveu em sua tese final um microchip que pode ser responsável por substituir antenas parabólicas e até mesmo aumentar a duração da carga de um telefone celular.

Baseado no LOFAR, um sistema de radiotelescópios composto por várias antenas planas que – através de processamento de software – conseguem mirar satélites, Marcel van de Burgwal publicou o estudo que propõe uma solução semelhante para a utilização de antenas parabólicas na captura de sinal de TV ou rádio.

Antenas parabólicas podem estar com os dias contados

Segundo o pesquisador, o microchip desenvolvido durante seu trabalho poderia orientar – automaticamente – diversas antenas de tamanho reduzido para substituir uma enorme parabólica. Com isso, seria possível instalar aparelhos de TV via satélite em carros e ônibus, por exemplo.

Outro uso considerado por van de Burgwal é em aparelhos celulares e rádios portáteis, uma vez que antenas extensíveis são incômodas e perdem qualidade de sinal com frequência. Com o sistema, torna-se possível incluir antenas orientadas pelo microchip holandês na moldura do dispositivo para a captura do sinal.

Um problema enfrentado por van de Burgwal, entretanto, foi a necessidade de alta capacidade de processamento exigida para que um chip pudesse orientar corretamente todas as antenas componentes do sistema. Com isso, o consumo energético da utilização do chip tornava-se muito alto, impossibilitando seu uso em dispositivos portáteis.

Portáteis poderão dispensar antenas retráteis

Para economizar energia, o holandês então redesenhou o chip inicial para utilizar múltiplos processadores, de forma que cara núcleo só seria ativado quando necessário. Ou seja, assim que um canal está sintonizado, a maioria dos processadores é desativada e deixa de consumir energia.

Dessa forma, a utilização dessas antenas pode tornar-se uma opção válida para dispositivos portáteis como celulares que contam com sintonizadores de TV e rádio, além da substituição das antenas parabólicas em casas e veículos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.