(Fonte da imagem: Thinkstock)

Pare e pense: você passa mais tempo hoje vendo televisão ou assistindo aos seus filmes e seriados favoritos por outros aparelhos, como tablets, notebooks e consoles? O resultado pode ser surpreendente: o público mais jovem está largando cada vez mais as tradicionais TVs e migrando para outras telas.

Esse é um dos resultados da Digital Democracy Survey, uma pesquisa promovida nos Estados Unidos pela agência Deloitte. Ela entrevistou cerca de 2 mil pessoas e descobriu que a "geração Y" (que nasceu de meados da década de 80 até os anos 2000) é o público que está mudando pela primeira vez essa perspectiva.

De acordo com a pesquisa, 56% dos pesquisados com 14 a 24 anos assistem aos seriados e filmes favoritos em computadores desktop ou laptop, smartphones, tablets e consoles em vez da televisão – sendo que a maioria prefere o PC.

A diferença já é notada em pessoas com 25 a 30 anos: 53% são a favor do bom e velho televisor. Por fim, o resultado mais esperado: 92% dos entrevistados com 67 anos ou mais não dispensam o aparelho. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Mudanças no mercado?

Além disso, 86% dos voluntários afirmam que são "multitarefa", ou seja, usam outra tela enquanto assistem a algo, como checar os emails e bater papo durante um filme. Mas são poucos os que usam o PC ou gadget para pesquisar ou interagir com o próprio programa assistido no momento.

Essa é a primeira vez que a televisão é ultrapassada por outros meios na pesquisa. O resultado é importante para as emissoras, que precisam pensar ainda melhor o conteúdo, e para fabricantes de aparelhos, que devem pensar duas vezes antes de ampliar linhas de aparelhos no estilo 3D ou 4K para um futuro próximo, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo: