O que levar em conta na hora de comprar uma TV para seu próximo console

6 min de leitura
Imagem de: O que levar em conta na hora de comprar uma TV para seu próximo console

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Os lançamentos dos consoles de próxima geração estão cada vez mais próximos, e claro que todos estamos pensando em entrar de cabeça na jogatina do PlayStation 4 e do Xbox One.

Ocorre que apenas adquirir um video game nem sempre é o suficiente. Apesar de oferecer compatibilidade com modelos LCD mais antigos, os resultados nem sempre são satisfatórios.

Aproveitando a pergunta enviada pelo leitor Mathias Costa e a de outros tantos gamers que estão pensando em adquirir um novo televisor, hoje vamos mostrar se você precisa trocar de display e algumas dicas que podem dar uma ideia de qual modelo você deve comprar para suprir suas necessidades com os novos consoles.

Preciso trocar de TV?

A grande verdade é que apenas algumas poucas pessoas terão de adquirir um novo televisor para jogar no PS4 e no Xbox One. Os dois novos video games acabaram com a compatibilidade com as telas CRT (aquelas de tubo), portanto somente quem possui uma TV desse tipo será “obrigado” a adquirir um novo aparelho para jogar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

Vale notar que, se a sua televisão CRT tem uma entrada HDMI (ou se você possui um aparelho capaz de captar o sinal e retrabalhar para RCA), ainda é possível utilizá-la — mas talvez os visuais dos jogos não sejam tão surpreendentes.

Jogadores que possuem TVs de LCD (comum, IPS, com retroiluminação de LED ou outras) ou de plasma não precisam investir uma grana em um novo aparelho. Contudo, é importante notar que muitos jogos serão programados para rodar em Full HD. Se a sua televisão ainda é do tempo do 720p, talvez um upgrade possa ser interessante.

Basicamente, displays que contêm apenas entradas analógicas (seja um dos tipos componentes ou S-Video) não serão compatíveis. Todas as telas com conexões digitais (preferencialmente HDMI) devem oferecer o mínimo necessário para desfrutar dos jogos. Sony e Microsoft não informaram sobre a possibilidade de usar DisplayPort.

Vale a pena investir em 3D e 4K?

Outra dúvida pertinente está na questão do 4K e do 3D nos consoles de próxima geração. De acordo com as informações divulgadas até agora, tanto a Microsoft quanto a Sony não descartam a possibilidade de usar o 4K nos games, mas, devido às limitações de hardware, os títulos com esse recurso devem ser a minoria e talvez até usem algum recurso de upscaling.

(Fonte da imagem: Reprodução/Panasonic)

A verdadeira aplicação do 4K deve acontecer nos serviços de streaming. Netflix, Hulu e outros estão estudando ideias para transmitir filmes com a mais alta qualidade em imagem, mas talvez não compense investir em uma tela de alto valor sem ter conteúdo para aproveitar.

A tecnologia 3D não teve grande repercussão nos atuais video games, portanto os próximos aparelhos também não devem mostrar grande apoio. Ao que parece, bem poucos títulos contarão com essa funcionalidade e a grande utilização do 3D deve acontecer apenas na reprodução de filmes em Blu-ray compatíveis.

Além de pensar na aceitação por parte dos jogadores (aquisição e aproveitamento), Sony e Microsoft parecem estar levando em conta o número de gamers com televisores compatíveis, afinal de nada adianta produzir jogos se não há público interessado ou capaz de aproveitar os títulos desenvolvidos. Certamente nenhum desses dois recursos é fundamental na sua TV.

Qual o tamanho de TV ideal?

Não há tamanho máximo, mínimo ou ideal. Alguns jogadores querem uma tela de cinema, mas há aqueles que buscam uma tela menor. Você pode começar investigando qual é o ideal para sua sala. O site ExtremeTech fez um gráfico mostrando a relação do tamanho do display e da distância entre o espectador e a tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech)

Quer um exemplo? Vamos supor que seu sofá esteja a 2,4 metros de distância do rack da televisão. Nesse caso, você deve optar por uma tela de 50” com resolução Full HD, pois ela vai satisfazer suas necessidades de jogatina. Se você faz questão de ter uma tela com 4K, então poderia optar por uma tela de 65” para ter a mesma qualidade.

Como fica a questão do input lag?

Bom, na verdade, você pode comprar qualquer televisão que seja do seu agrado. Se você é um jogador que não se importa muito com características bem específicas, as TVs das principais marcas devem oferecer um mínimo de qualidade (brilho, contraste, nitidez) e de desempenho (taxa de atualização e tempo de resposta).

Contudo, quem busca um televisor mais bem preparado para a jogatina deve atentar a alguns detalhes. O primeiro aspecto que deve ser levado em consideração é o input lag, que é o atraso que existe entre o recebimento do sinal e a reprodução na tela.

Atrasos atrapalham a jogatina (Fonte da imagem: Reprodução/Eurogamer)

Quando a TV recebe o sinal do video game, ela deve aplicar os efeitos, as correções e as melhorias antes de exibir a imagem para o jogador. Esse processamento do sinal leva um tempo, principalmente porque é preciso sincronizar o conteúdo. A demora nessa atividade depende da quantidade de recursos da TV e do hardware que executa essas tarefas.

Há alguma vantagem no modo Game?

Muitos televisores atuais contam com um perfil exclusivo para a jogatina. O modo Game (ou modo Jogo) é um recurso que visa reduzir os atrasos no processamento do conteúdo. De fato, ao usar esta função, seu televisor deve apresentar melhores resultados na jogatina, mas é preciso notar que esse recurso pode sacrificar a qualidade da imagem.

Ao ativar o modo Game, seu televisor automaticamente tenta processar o sinal (seja através da técnica de desentrelaçar ou de escalonar), corrigir as cores e reduzir ruídos de forma simplificada. De fato, isso economiza alguns milissegundos e a imagem aparece com mais rapidez para o jogador, mas a qualidade é prejudicada.

Ativar o modo Game pode melhorar o desempenho (Fonte da imagem: Reprodução/Cnet)

Televisores com altas taxas de atualização (120, 240 ou até 480 Hz) costumam cortar este processamento, visto que ele consome muito tempo. O resultado é que você obtém uma imagem instantânea, porém com um efeito indesejado de blur. Movimentos durante a jogatina serão acompanhados de borrões. O modo Game pode ajudar, bem como pode atrapalhar!

Sugestões para quem é exigente

Alguns portais internacionais realizaram uma série de verificações em diversos televisores. Infelizmente, poucos desses aparelhos testados estão disponíveis no Brasil. Vale notar ainda que os televisores disponíveis em terras tupiniquins têm preços um pouco salgados, por isso é importante pesquisar muito antes de comprar uma TV.

Abaixo, você pode conferir alguns modelos de referência que foram analisados e têm os menores tempos de input lag. Televisores semelhantes podem ter resultados parecidos, mas não podemos garantir que eles vão oferecer o mesmo desempenho.

  • Sony KDL-55W802A
  • Sony KDL-55W900A
  • Panasonic TC-P50S60
  • Panasonic TC-L55DT60
  • Samsung PN51F5500
  • Samsung UN55F6300
  • LG 47LA6200
  • Samsung UN55F6400

Equilibrando recursos e dinheiro

No fim das contas, você deve pensar se os milissegundos a menos no input lag e os recursos extras (seja o modo Game, o 3D ou o 4K) vão realmente ser grandes divisores de água. Às vezes, o dinheiro investido — que pode passar facilmente de 3 mil reais — numa televisão dessas acaba não compensando para quem busca apenas se divertir.

Será que vale a pena investir tanto em uma TV? (Fonte da imagem: Reprodução/Fnac)

Por fim, vale notar que muitos games que exigem respostas imediatas (caso de jogos de música) possuem algumas configurações para compensação desses problemas. Você tem alguma dica a mais? Recomenda um modelo específico?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.