Canais de TV analógicos podem continuar após 2018

1 min de leitura
Imagem de: Canais de TV analógicos podem continuar após 2018

(Fonte da imagem: iStock)

Os canais de TV brasileiros têm até 2018 para adequar suas transmissões ao sinal digital, que passa a ser obrigatório a partir da data. Quem ainda conta com televisores antigos e não quer aderir às telas planas e imagens de alta definição, porém, ainda tem uma esperança, já que o governo está estudando a manutenção de sinais analógicos mesmo com a obrigatoriedade.

O foco seria a população mais carente, que reside em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, ou seja, com acesso mais difícil à tecnologia. Nas grandes cidades, devido à disputa por espaço nas faixas de frequência, pode ser que a medida não seja utilizada e todos sejam obrigados a aderir ao sinal digital.

Zona sem celular

Outra notícia é um possível leilão dos canais de 7 a 13, que podem ficar sem canais após o processo de digitalização. Por enquanto, a faixa conhecida como VHF não pode ser acessada por celulares e, caso não seja encontrada uma solução para o problema, é possível que a sequência seja leiloada no futuro.

Em grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo, o governo acredita que essa abertura vai gerar grande interesse para as emissoras, já que todos os outros canais já estarão ocupados. Uma nova faixa de transmissão, então, seria muito útil para variar a oferta de televisão na cidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.