Novos eletrônicos: TV Digital Multimídia 3.5

3 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: TV Digital Multimídia 3.5

Quando a televisão surgiu no Brasil no final dos anos de 1940, jamais se imaginou que seis décadas depois nós brasileiros poderíamos carregar um televisor no bolso. Pois é isso mesmo, a X-Sound! lançou recentemente um pequeno televisor de  3.5’’ com suporte para transmissão digital e muito mais.

Ele é o MP4 Mobile TV e congrega televisão, rádio FM, reprodutor multimídia de áudio, vídeo e imagens e leitor de arquivos de texto em um único lugar. Com ele será possível fazer tudo isso em qualquer lugar, ouvindo em seu alto-falante ou então por meio de fones de ouvido. É um dispositivo poderoso e que deve cair nas graças da galera.

Em pesquisas realizadas por nossa equipe, encontramos o MP4 Mobile TV da X-Sound! pelo valor de R$ 859.

MP4 Mobile TV

TV digital no bolso

A transmissão digital de televisão começou no Brasil há relativamente pouco tempo e o MP4 Mobile TV da X-Sound! segue o padrão nacional, o que garante a seus usuários transmissão de conteúdo digital em qualquer lugar onde o serviço já esteja disponível. Basta erguer a pequena antena do aparelho e sintonizar seu canal favorito para assistir à TV em qualquer lugar. Este é, sem dúvida, o grande recurso do aparelho.

Rádio FM

Se você gosta de ouvir rádio, o MP4 Mobile TV é também uma boa opção, pois esta é uma de suas funções. Ele sintoniza estações FM e funciona do mesmo modo que tantos outros aparelhos de reprodução multimídia com suporte para rádios FM e é nada complicado de ser usado.

MP3/MP4 player

Além de uma televisão digital portátil, o MP4 Mobile TV é um reprodutor multimídia. Isso porque ele é capaz de reproduzir áudio, vídeo e imagens de qualidade, tal qual ocorre em um iPod ou em outros dispositivos do gênero. Isso significa que é possível armazenar no aparelho conteúdos variados por meio de um cabo USB ou cartão de memória Micro SD e sair por aí curtindo.

MP4 Mobile TV

Gravação

Tudo bem que televisão portátil não é nenhuma novidade há alguns anos no Brasil, porém, algo presente neste aparelho é surpreendente: gravação de conteúdo. Após pressionar alguns botões você pode iniciar a gravação de qualquer programa exibido em seu aparelho, o que pode ser bastante útil para registrar momentos imperdíveis da televisão.

Armazenamento

A memória interna do MP4 Mobile TV é de 1 GB, espaço razoável dependendo de quem o utiliza. Contudo, se levarmos em conta que já houve um modelo de iPod com 160 GB de memória interna, 1 GB é pouca coisa. Porém, este espaço pode ser expandido por meio do uso de um cartão de memória Micro SD, único formato suportado pelo aparelho.

Leia mais sobre cartões de memória no artigo: Quais são as diferenças entre cartões de memória?

MP4 Mobile TV

Formatos suportados

Talvez este seja um dos grandes problemas do aparelho da X-Sound!, pois a variedade de formatos por ele suportados não é muito grande. Vejamos:

Áudio -  MP3, WMA
Vídeo – AVI, TS
Imagem – JPG

Ao todo ele é capaz de ler apenas cinco formatos diferentes e acaba deixando de lado muitos outros formatos bastante popularizados no mundo digital como o MP4 (áudio e vídeo), o MPEG (vídeo) e o PNG (imagem). Isso pode causar alguns transtornos para os usuários, que necessitarão de conversores de arquivos para expandir sua compatibilidade.

Demais características

Alimentação

MP4 Mobile TVSua fonte de alimentação é uma bateria de lítio recarregável, o que é bastante válido, pois, além da economia com pilhas, estas baterias podem ser recarregadas através da interface USB do aparelho. Outra vantagem é a durabilidade das baterias de lítio, muito superiores às de níquel-cádmio (NiCd) ou de hidreto metálico de níquel (Ni-MH).

Leia mais sobre baterias no artigo: Baterias: tudo o que você precisa saber sobre elas.

Visor e Dimensões

Seu visor é de cristal líquido (LCD) e possui 3.5’’, aproximadamente 9 cm. Essa dimensão de tela é bastante comum em aparelhos de DVD para carros.

As dimensões do produto também confirmam sua portabilidade: 9,9cm x 7,5cm x 1,3cm (altura x largura x profundidade) e pesa apenas 106 gramas, portanto ele pode ser carregado dentro da mochila, da bolsa e até mesmo de um bolso tal qual um telefone celular.

Na embalagem

Juntamente com o aparelho na embalagem do produto são encontrados um fone de ouvido P2, um cabo de conexão USB, um CD para instalação do drive no computador, um manual de instalação em português e um recarregador bivolt.

De modo geral o MP4 Mobile TV aparenta ser vantajoso. Ele é pequeno, leve e dono de grandes recursos como transmissão de conteúdo digital de televisão e também de gravação. O suporte multimídia, que transforma o aparelho em um MP4 player, também é algo valioso e útil. A rádio FM é um complemento que não poderia ficar de fora, afinal, é o mais simples de todos. Contudo, tirar conclusões mais precisas fica a cargo de quem adquirir o produto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.