Review: TV LCD AOC L19W831

7 min de leitura
Imagem de: Review: TV LCD AOC L19W831

O ano de 2010 começou quente para o mercado de eletrônicos. Além dos novos modelos que surgem para agitar as vendas, os modelos mais antigos são vendidos com promoções e queimas de estoque. É uma ótima hora para aproveitar as vantagens oferecidas pelos vendedores e finalmente trocar aquele aparelho antigo por um muito mais moderno e eficiente.

As televisões de LCD têm várias vantagens em relação às televisões de tubo CRT (aquelas quadradas que com certeza já habitaram a casa de todos os usuários), como por exemplo o consumo de energia, que é muito menor, além disso, a qualidade de imagem, devido à resolução e taxa de atualização da tela, é superior e menos prejudicial à saúde dos olhos.

Pensando nisso, o portal Baixaki está analisando uma série de aparelhos televisores e monitores, como os usuários podem perceber já há algum tempo. Neste artigo, trazemos os detalhes da TV LCD AOC L19W831, um televisor/monitor da AOC, representante brasileira da TPV Eletrônicos, a marca chinesa que é a maior produtora mundial de monitores para computadores.

Aparelho visto de perfil

A TV LCD AOC L19W831 é leve e fácil de ser transportada, possuindo várias conexões de entrada de vídeo e áudio. Acompanhe agora a análise detalhada deste aparelho que pode ser usado tanto como monitor para computadores, quanto como televisor, custando em média 930 reais.

Modelo: L19W831
Produtor: AOC
Faixa de preço: de R$ 849 a R$ 999.
Tecnologia: TV LCD Widescreen Multimídia
Tamanho: 19 polegadas (48,1 cm na diagonal)
Dimensões (com base): 45 cm (largura) x 36 cm (altura) x 14,4 cm (profundidade)
Peso aproximado: 3,9 kg
Resolução: 1366 x 768 pixels
Contraste: 1.000:1
Brilho: 300 cd/m2
Frequência: 60Hz
Tempo de resposta: 5ms
Conversor digital: não
Recursos adicionais: 3D Combo Filter


Conectores

HDMI: 1 (traseira)
DVI: não
Vídeo composto: sim
Áudio composto: sim
Vídeo componente: sim
Áudio componente: sim
PC/VGA: sim (traseiro)
S-Vídeo: sim (traseiro)
USB: não
Cabo / Antena: sim
Wireless / Bluetooth / Rede: não
Fone de ouvido: sim (lateral)

Design
O formato da TV LCD AOC L19W831 é razoavelmente bonito. Foge dos padrões lineares dos monitores LCD, mas não é diferente da maioria das televisões existentes no mercado. Possui algumas curvas, alto-falantes na parte inferior, botões laterais e conexões traseiras.

Por ter 19 polegadas, o aparelho não ocupa muito espaço físico, mesmo com o suporte instalado, a televisão da AOC possui apenas 45 cm de largura, 36 cm de altura e 14,4 cm de profundidade, não chega a pesar 4 Kg e, portanto pode ser transportada facilmente, mesmo por pessoas que não possuam muita força física.

Ela está disponível em uma única cor: Black Piano. Por esse motivo o televisor ganha características bastante sóbrias e ressalta a qualidade da imagem, tirando a atenção do usuário para questões mais anatômicas. Outro ponto que deve ser enaltecido é a falta de mobilidade do suporte, não há opções de altura e angulação.

Quanto aos painéis de controle integrados ao televisor, não há muitos mistérios. Há poucos botões, o que acaba tornando a configuração pela interface mais simples do que a que é feita pelo controle remoto. Existem apenas os botões de controle de volume e canal, Menu, Fonte (PC, vídeo-componente, RCA, VGA ou antena) e botão Power (liga e desliga o televisor).

Conexões

As conexões de entrada são bastante claras e razoavelmente separadas, não havendo, portanto, possibilidade de haver confusão na hora da instalação de periféricos, como Blu-rays, DVDs e computadores. As conexões disponíveis são as seguintes:

  1. HDMI
  2. Componente
  3. Vídeo RCA
  4. S-vídeo
  5. Áudio P2
  6. Áudio RCA
  7. Antena
  8. VGA

Na lateral esquerda do televisor há a presença de um conector P2 para saída de áudio, preferencialmente para fone de ouvido. Nesse quesito o monitor/televisor da AOC se destaca de vários outros que possuem a saída de áudio na parte traseira do aparelho, dificultando em muito as possibilidades de uso.
Opções complementares
Se a intenção da AOC era a de criar um aparelho simples para que até os mais principiantes dos usuários pudessem utilizá-lo sem problemas, a empresa conseguiu realizar a tarefa com êxito, mas ao mesmo tempo em que isso ocorre, também ocorrem os problemas de falta de opções e recursos extras.

Menus: os menus são bem simples e possuem poucas opções, além disso, em todas as telas existe a opção de “reset” que zera as alterações e retorna o aparelho às configurações originais de fábrica.

Controle remoto: o controle remoto é bastante pequeno se comparado aos controladores de outras televisões, mas mesmo assim há vários botões muito úteis para os usuários.

Controle Remoto

  • Video / Comp / PC / HDMI / TV: alteram a fonte de entrada de vídeo
  • CC: ativa e desativa a opção Closed Caption
  • Sleep: aciona o timer para desligamento automático
  • Prev CH: volta ao último canal
  • Menu: acessa o menu principal
  • Wide: alterna entre os modos widescreen e normal
  • Fav / EPG: não funcionam nesse modelo
  • Video Adj: alterna entre as opções pré-definidas de vídeo
  • Audio Adj: alterna entre as opções pré-definidas de áudio
  • Função SAP: permite que o usuário assista aos programas favoritos no idioma original, se o mesmo for disponibilizado pela emissora.

Qualidade de imagem
Calibragem:
A qualidade da imagem do televisor/monitor da AOC é um pouco limitada, não que seja ruim, mas é limitada. As configurações passam pelo mesmo problema, não há opções de calibragem detalhada, logo o usuário fica preso às opções de temperatura e suavidade das cores, não há nem ao menos opções para ajuste de brilho e contraste.

Imagem da televisão montada

Formatos de tela: Existem alguns formatos possíveis para a tela: padrão (tela quadrada), widescreen (16:9), zoom e cinema. O formato cinema é praticamente idêntico ao formato widescreen, sendo pouco útil, assim como o Zoom, que tira a qualidade e oculta boa porcentagem da imagem disponível.

Em nossos testes, utilizamos o Playstation 3 e um leitor de Blu-Ray para que pudéssemos aproveitar o máximo da qualidade gráfica disponível pelo televisor, mas infelizmente, mais problemas do que qualidades puderam ser percebidos.
Para a análise de desempenho em jogos, utilizamos o jogo Dante’s Inferno.

Durante o vídeo de apresentação puderam ser observados vários pontos de pixels estourados, quadriculados ou opacos demais, já no jogo propriamente dito, as falhas de brilho e contraste puderam ser vistas melhor, já que as opções de ajuste também são pouco eficazes.

VIsualização de vídeo em Blu-ray

Quanto ao filme em Blu-Ray, mais uma vez ficou evidente a falta que faz um suporte à resolução 1080p. A imagem recebida pelo televisor pode até ser considerada boa, mas se comparada às imagens geradas por aparelhos de DVD, pois se comparada a outros aparelhos com suporte total ao Blu-Ray, a TV LCD AOC L19W831 fica devendo.

Mas não foram encontradas apenas falhas. Quando utilizado como monitor, o aparelho da AOC realmente pode ser equiparado aos outros monitores LCD que são considerados bons, como os próprios monitores da AOC, ou LG, ou outras marcas conhecidas e confiáveis. Mesmo quando utilizado para assistir a um DVD pelo computador, a imagem projetada era de ótima qualidade.

Áudio
A análise do áudio da televisão não gerou resultados muito satisfatórios. Deve-se levar em consideração a dimensão do aparelho, pois televisores de 19 polegadas não são os mais recomendados para ambientes grandes, mas mesmo assim, se o volume for elevado, todos os graves começam a ficar abafados e apenas os agudos são amplamente percebidos.

São apenas dois alto-falantes de 2 W cada. Existem opções pré-definidas de áudio: Pessoal, Voz, Música e Teatro. Todas oferecem definições personalizáveis de balanço, mas apenas a Pessoal oferece configurações de graves e agudos. Para quartos ou salas pequenas que não exijam alterações astronômicas de volume, os pequenos falantes são suficientes.

Detalhe dos alto-falantes


Para quem deseja utilizar o televisor como monitor, a limitação sonora é uma vantagem, pois assim não são cometidos excessos em frente à tela. O cabo de saída P2xP2 incluso na caixa permite a ligação direta da placa de áudio do computador, diretamente ao televisor, além disso, a existência da saída para fones na lateral do monitor permite que o usuário tenha mais mobilidade do que teria se o fone fosse ligado diretamente no gabinete.

Consumo de energia
Segundo o manual de instruções da TV LCD AOC L19W831, o aparelho ligado consome em média 75 Wats de energia por hora, em Stand-by, o gasto é de apenas 1 W. Se usada com moderação, a televisão não chega a modificar significativamente os valores da conta de luz dos usuários.

Conclusão
Há alguns pontos que devem ser destacados em relação à TV LCD AOC L19W831. Para ser usada como monitor, ou para assistir a DVDs, a imagem é boa e compete com outros monitores de tamanho semelhante. Como televisor, alguns problemas ganham mais destaque do que os pontos positivos.

O som é realmente fraco para quem quer assistir filmes com volumes elevados, mas para usuários moderados esse ponto não chega a atrapalhar muito. O que realmente é fraco na televisão é a falta de suporte a resoluções Full HD, o que impede que os usuários desfrutem o melhor de seus Blu-rays e vídeo games.

Os consumidores podem gostar do aparelho, mas é necessário saber que há outros exemplares com preços mais acessíveis e qualidade superior ou igual. Televisões com tecnologia LED já podem ser encontrados com preços não muito superiores e monitores de até 22 polegadas também podem chegar a custar menos do que a TV LCD AOC L19W831.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.