Protótipo de televisão 3D que não requer uso de óculos promete revolucionar o mercado

1 min de leitura
Imagem de: Protótipo de televisão 3D que não requer uso de óculos promete revolucionar o mercado
Avatar do autor

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Filmes em 3D são muito admirados, mas os óculos que devem ser usados para que os efeitos sejam percebidos ainda não estão exatamente no “ápice” da tecnologia e do conforto. Pensando nisso, a Dolby apresentou na NAB Show 2012 um novo protótipo de tela com efeitos tridimensionais que dispensam o uso de óculos.

O pessoal do site The Verge testou um pouco da nova TV, assistindo um pouco dos filmes “Captain America” e “The Art of Flight”. De acordo com os relatos, a nova televisão é fantástica. A visibilidade em múltiplos ângulos é excelente e os efeitos continuam impressionantes mesmo quando você olha para a tela de um ponto mais longe ou mais lateral.

A imagem é tão nítida e cristalina que demora um pouco para realizar que as imagens estão, de fato, em 3D. A nova TV é resultado do trabalho em conjunta da Dolby com a Philips, que construiu os displays em uma folha de plástico ondulada, a fim de divergir os pixels em múltiplas direções. Isso permite que, ao todo, haja 26 ângulos distintos quais a nitidez é máxima.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O fato de a imagem ser dispersada em tantas direções requer que a tela tenha uma resolução extremamente alta para apresentar um visual bom. Portanto, de acordo com um representante da Dolby, será difícil que a mesma tecnologia possa ser adaptada para Smartphones ou outros aparelhos com telas menores.

Ao que parece, a tecnologia já existe e está pronta para chegar aos consumidores finais. Entretanto, o custo dos aparelhos ainda ficaria extremamente alto. Então, tanto a Dolby, quanto a Philips, estão trabalhando para baixar o preço da produção, que deve atingir o mercado em meados de 2013. Por enquanto, teremos que nos contentar com as telinhas do Nintendo 3DS.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Protótipo de televisão 3D que não requer uso de óculos promete revolucionar o mercado