Nero: como usar o Nero Live

6 min de leitura
Imagem de: Nero: como usar o Nero Live

O Nero Live Media é o gerenciador de mídia que faz parte da suíte de aplicativos Nero. Ele oferece uma plataforma que captura transmissões televisivas, permitindo que você grave este conteúdo para assisti-lo sempre que quiser. Com uma placa de captura em seu computador, você assiste a diversos canais, classificando-os da maneira que achar melhor.

O Nero Live suporta os padrões de TV mais recentes e variados (DVB-S/S2, DVB-S, DVB-T, ATSC, ATSC OTA), além de HDTV e Dolby Digital. Ele também facilita a gravação de programas com o guia de programas eletrônico, que é disponibilizado pela transmissão DVB. Este guia apresenta a programação de TV e rádio dos dias seguintes, podendo chegar a uma semana de antecedência. Os programas são listados com data, canal, título e duração. Com este guia você programa e gerencia melhor a captura do programa que desejar, podendo ser notificado quando um programa marcado como favorito estiver para começar.

Primeiro uso

Na primeira vez que o Nero Live for executado, você tem a chance de configurar o programa com o assistente. Essas configurações podem ser redefinidas a qualquer momento na tela “Definições”, na área “Sistema”, com o botão “Iniciar assistente”.

Na tela inicial, clique no botão “Iniciar Configuração”. A tela de definições regionais é exibida, e você deve selecionar o idioma através de um menu pop-up. Clique no botão “Continuar” para prosseguir.

Defina o idioma preferido para o Nero Live.

Agora, é a área de definições de tela que aparece. Selecione a proporção de aspecto (aspect ratio) desejada. Essa proporção pode variar de 4:3 até 16:9. Clique no botão “Continuar”.

Configure a proporção do aspecto da imagem.

Na tela exibida, você pode corrigir cortes nas laterais da tela, expandindo a margem da área segura. Clique no botão “Continuar” para continuar.

Evite cortes nas imagens, definindo o tamanho da área de segurança.

Nesta tela, você pode escolher o tamanho dos botões e tipos de letra que devem ser utilizados. Clique em “Continuar”.

Escolha o tamanho que as fontes ocupam na tela.

O próximo passo é procurar a placa sintonizadora do seu computador. Se você tem duas placas, pode utilizar a função PiP, ou seja, visualizar dois canais diferentes na mesma imagem. Essa função funciona somente com duas placas, não funcionando nem mesmo em uma placa com sintonizador híbrido, por exemplo.

Depois de selecionar as placas desejadas, clique em “Continuar”. A próxima tela exibe configurações específicas para a placa selecionada. Se você selecionou mais de uma placa, elas são configuradas uma a uma, na sequência. Com tudo configurado, é possível iniciar a busca por canais. Clique no botão “Iniciar a Procura”. A tela de procura do sintonizador é exibida. Lembre-se que este processo pode demorar um pouco. Depois de concluída a busca, a tela para definições de programação é exibida.

No menu pop-up “Frequência, Hora e Minuto”, você define o intervalo de tempo de atualização do guia de programação. Clique em “Continuar” para finalizar a configuração inicial.

Botões e funções

Ao lado do relógio, no canto superior esquerdo da tela do Nero Live, são exibidos os botões com as funções do programa. Este menu pode ser explorado com as setas direcionais do teclado. Veja quais são eles:

Guia

Menu no canto superior esquerdo da tela do Nero Live.Esta área exibe o guia de programas eletrônico, sendo possível filtrar a exibição com canais favoritos e vistos com mais frequência. Dica: clicando novamente no botão “Programa”, o canal exibido na janela PiP passa a ser exibido em tela cheia. Esta tela é dividida em diferentes áreas:

Área de informação: exibe informações como hora da transmissão, nome e detalhes do programa selecionado.

Imagem na Imagem (PiP): uma pequena tela no canto superior direito da tela que exibe outro canal ao mesmo tempo de uma transmissão principal.

Barra de tempo: contagem de tempo a partir de uma exibição.

Lista de canais: todos os canais disponíveis com seus respectivos números. Esta área conta com várias opções através de um menu de contexto. Elas incluem adição de um canal aos favoritos, gerenciamento de canais, captura manual e outras.

Lista de programas: programação do canal selecionado, com datas e horas da transmissão. Esta área conta com um menu de contexto com opções de mais informações, alternar para exibição de canal, definir lembrete, definir lembre recorrente, agendar captura de série e captura manual.

Agendado

Lista com os programas agendados para gravação. Ela conta com as seguintes áreas:

Mais informações: informações adicionais sobre o programa selecionado.

Remover capturas agendadas: desmarca capturas agendadas.

Remover captura de série: desmarca uma série de capturas agendadas.

Capturado

Exibe todos os programas que você já gravou com o Nero Live, sendo possível reproduzi-los, excluí-los e obter mais informações.

Rádio

Lista com todas as emissoras de rádio que você pode ouvir, sendo possível obter mais informações sobre cada uma.

Pesquisa

Função de busca do Nero Live com o qual você pode encontrar uma gravação por título e subtítulo. Além de obter mais informações sobre um programa localizado, as funções de definição de lembrete também estão disponíveis aqui.

Definições

Tela para configuração das definições de programação e captura de TV. Todas as configurações do assistente inicial podem ser acessadas aqui. Ela é dividida em três grupos distintos:

Guia Eletrônico de Programação: aqui você configura propriedades do EPG. Em "Gerenciamento de Canais", você define se canais escondidos devem ser exibidos e se eles devem ser ordenados por número ou nome. Em "Canais mais assistidos", você pode limpar a lista com esses canais. O mesmo pode ser feito em "Canais favoritos". Por último, em "Opções do EPG", você pode reconfigurar a frequência de atualização do guia eletrônico.

TV/DVR: aqui você configura a taxa de aspecto da TV, que pode ser original, esticada para caber, encaixada na altura, largura ou proporcionalmente. Aqui você também define a pasta para salvar as transmissões capturadas.

Sistema: aqui é possível definir o idioma do Nero Live, configurar o sintonizador e o monitor, ajustar a área segura, definir o tamanho dos elementos da interface, configurar áudio e iniciar o assistente para configuração inicial.

Configure tudo no Nero Live.

Assistindo a televisão

Enquanto você assiste a um canal capturado no Nero Live, é possível visualizar diferentes informações. Elas são exibidas na parte superior da tela. As setas direcionais para cima e para baixo mudam de canal sem interromper a transmissão atual. As setas para os lados exibem a hora dos programas transmitidos antes e depois no canal em exibição no momento.

Utilize as setas enquanto assiste TV.

Na parte de baixo da tela, em quase todos os canais, é possível acessar as seguintes funções:

  • Voltar: volta à tela anterior.
  • Mudar canais: essas setas alternam entre os canais.
  • Gravar/Parar: inicar/terminar uma captura.
  • Retroceder: voltar um capítulo.
  • Rebobinar: voltar a transmissão.
  • Pausar: pausa a transmissão.
  • Play: inicia a reprodução.
  • Avançar: avança para o capítulo seguinte.
  • Avançar: avança a transmissão.
  • Ligar/Desligar som.

Esses elementos de navegação são visualizados assim que o mouse é movimentado na tela.

Controles das transmissões.

Atalhos de teclado

Para facilitar o uso do Nero Live, diversos atalhos de teclado estão disponíveis. Confira a lista:

  • Seta para cima: quando um canal é exibido em tela cheia, este atalho abre a barra de informações sobre agendamento, na parte superior da tela. Este atalho também altera o agendamento do programa e move a barra de seleção para cima.
  • Seta para baixo: quando um canal é exibido em tela cheia, este atalho abre a barra de informações sobre agendamento, na parte superior da tela. Este atalho também altera o agendamento do programa e move a barra de seleção para baixo.
  • Seta para esquerda: quando um canal é exibido em tela cheia, este atalho abre a barra de informações sobre agendamento, na parte superior da tela. Este atalho também altera o agendamento do programa e move a barra de seleção para esquerda.
  • Seta para direita: quando um canal é exibido em tela cheia, este atalho abre a barra de informações sobre agendamento, na parte superior da tela. Este atalho também altera o agendamento do programa e move a barra de seleção para direita.
  • Tecla Enter: escolhe o elemento selecionado; abre o menu de contexto.
  • Teclas “-“ e “+”: diminui/aumenta o volume.
  • Tecla M: mudo.
  • Tecla F5: abre a tela de programa com todas as gravações agendadas.
  • Tecla Page Up: muda para o canal seguinte.
  • Tecla Page Down: muda para o canal anterior.
  • Tecla R: inicia gravação do canal transmitido no momento.
  • Tecla S: interrompe o programa em exibição no momento. O programa é automaticamente capturado e pode ser assistido após um máximo de uma hora.
  • Barra de espaço: reinicia a transmissão de um canal que foi interrompida ou para um programa iniciado anteriormente.
  • Tecla Q: ao ser pressionada uma vez, a transmissão é “rebobinada” lentamente. Teclando mais uma vez, a velocidade aumenta.
  • Tecla W: ao ser pressionada uma vez, a transmissão é avançada lentamente. Teclando mais uma vez, a velocidade aumenta.
  • Tecla Y: volta 30 segundos ou avança para o último capítulo. Tecla X: salta 30 segundos ou para o último capítulo. Teclas de 0 a 9: exibe o canal correspondente ao número.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.