Aparelho transforma televisores em telas sensíveis a toque

1 min de leitura
Imagem de: Aparelho transforma televisores em telas sensíveis a toque

Televisores com tela sensível a toque ainda são objetos raros entre os eletrônicos, mas uma nova tecnologia promete transformá-los em algo extremamente comum. O Instituto Industrial de Pesquisas em Tecnologia (ITRI) apresentou no evento Display Taiwan 2011 um aparelho capaz de adicionar a função de touchscreen a qualquer televisão.

A tecnologia consiste em dois pequenos sensores instalados nas extremidades da TV, que são capazes de detectar o toque e permitir a interação. Ter um recurso touchscreen pode servir para pequenas ações, como configurar o aparelho, ou até para recursos da transmissão digital ou como monitor de seu computador, por exemplo.

O recurso estaria disponível para qualquer display, desde monitores automotivos até gigantes com mais de 50 polegadas. Desse modo, não seria necessário comprar televisores que já acompanham a tecnologia touchscreen – e custam bem mais caro do que uma TV convencional. Ele ainda permite dois toques simultâneos e parece ter um excelente tempo de resposta aos comandos dos dedos, ao menos no vídeo demonstrativo, que usa como exemplo o software Google Earth.

A versão mostrada pelo ITRI na conferência foi apenas demonstrativa e o modelo não passa de um protótipo, portanto o lançamento dessa tecnologia ainda deve levar alguns anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.