menu
Logo TecMundo
The BRIEF

TSJP mantém liminar que proíbe corte da internet móvel em São Paulo

Operadoras que operam no estado continuam proibidas de exigir pagamentos complementares para que os consumidores se conectem à web

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule20/05/2015, às 12:51

Na última terça-feira (19), a 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TSJP) negou um recurso das operadoras e manteve a decisão que impede o bloqueio da internet móvel ao fim da franquia no Estado de São Paulo. Com isso, consumidores que dependem de planos pré-pagos continuam sem ter que pagar taxas adicionais para acessar o recurso.

Esse tipo de cobrança entrou em vigor no país a partir do final de 2014, tendo sido implementada pelas principais empresas do setor. Antes dela, o fim do limite do pacote de dados decretava uma diminuição na velocidade do acesso — agora, é preciso adquirir assinaturas extras para continuar navegando pela internet e usando serviços associados.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo o desembargador Gomes Varjão, a mudança surpreendeu milhões de consumidores e não foi informada adequadamente no momento da adesão do serviço. A ação envolve as empresas Claro, Tim, Oi e Vivo, que estão sujeitas a multa diária de R$ 25 mil em caso de descumprimento.