Já é possível bloquear celular roubado só com número da linha e sem o IMEI
Medida entra em vigor a partir de hoje, e descarta a necessidade de informar o código IMEI do aparelho

08/03/2016, às 11:38
Esta terça-feira (8) marca o início de uma nova medida que visa ajudar aqueles que tiveram seus celulares roubados. Agora, quem se encontrar nesta situação poderá fazer o bloqueio do aparelho diretamente em uma delegacia ou na operadora ao informar o número da linha. A medida passa a valer a partir de hoje.
Segundo informações divulgadas pela ANATEL, no momento apenas três estados contam com a opção de fazer o bloqueio em delegacia: Bahia, Ceará e Espírito Santo. Em breve, a agência espera oferecer a mesma opção junto às polícias civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, bem como incluir a Polícia Federal na relação. Outros estados interessados em serem adicionados nessa lista devem entrar em contato com o órgão.
Vale lembrar, anteriormente o usuário precisava de alguns procedimentos extras para bloquear o aparelho, como informar o número do IMEI (sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity, que seria algo como a identidade do aparelho). Com o novo sistema, a ideia é tentar impedir roubos e furtos e facilitar um pouco mais a vida do usuário.
As medidas anunciadas pela ANATEL também incluem roubos feitos em lojas ou de cargas. Aqueles que se enquadram nesse grupo ainda precisam informar o IMEI dos aparelhos, e poderão solicitar o bloqueio em delegacias.
O que você achou da nova medida para bloquear celulares roubados? Comente no Fórum do TecMundo

Especialista em Redator
Fã de games, filmes e séries. Tenho mais de uma década de experiência no jornalismo, e geralmente uso o tempo livre para passear com a família ou jogar algum game retrô (especialmente Super Nintendo).