89% dos serviços de telecomunicações estão nas mãos de apenas 4 empresas

1 min de leitura
Imagem de: 89% dos serviços de telecomunicações estão nas mãos de apenas 4 empresas
Imagem: Serpro

A Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) emitiu um relatório que mostra a concentração de mercado de todas as empresas autorizadas a prestarem serviços de telecomunicações no Brasil, totalizando 4.291. O levantamento leva em consideração todas as tecnologias disponíveis para a transmissão de dados fixa ou móvel, além da transmissão de TV por assinatura.

O que chama a atenção, contudo, é que de todas as empresas analisadas, apenas 4 delas detém 89,31% de todos os acessos no país. A Anatel vem se esforçando para promover maior concorrência no setor e, para isso, anunciou novas regras de tarifas para o valor da VUM (Valor de Uso Móvel), conforme noticiamos aqui, que visa baratear ligações entre operadoras diferentes.

Pouca empresa para muito espaço

As 4 empresas prestadoras de serviços de telecomunicações que endossam o valor acima são: Telmex, que compreende a Claro, Embratel e NET, com 30,33%; Oi, com 28,28%; Telefônica/Vivo, com 18,81%, e Vivendi (GVT), com 11,89% de participação no mercado nacional.

Outro dado apontado pelo relatório diz respeito à quantidade de acessos à internet. O Brasil fechou junho de 2014 com 23,22 milhões de assinantes de banda larga fixa. No sexto mês do ano, o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) estava presente em 35,53% dos domicílios. O Sudeste é a região do país com a maior densidade em número de assinantes a cada 100 domicílios, com 49,49, seguido da região Sul (40,24), Centro-Oeste (35,68), Nordeste (15,75) e Norte (14,15).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.