Tecnologia permite criar painéis touchscreen usando impressoras comuns

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia permite criar painéis touchscreen usando impressoras comuns

Exibida durante o 27º ACM Symphosium on INTER Software and Technology, ocorrido em Honolulu, a tecnologia PrintScreen surpreende por sua versatilidade. Através do uso de tintas com características especiais, ela permite realizar a impressão de painéis sensíveis ao toque baratos que podem ser criados com o auxílio de impressoras convencionais.

O sistema permite o uso de praticamente qualquer espécie de material, incluindo madeira, poliéster, mármore e até mesmo um pedaço de papel convencional. Além de baratas, as telas criadas com o auxílio da tecnologia se diferenciam por sua capacidade de serem dobradas, enroladas e amassadas sem qualquer espécie de restrição.

Em vez de usar componentes tradicionais, os responsáveis pela tecnologia propõe o uso de técnicas mais simples. O primeiro passo para a criação de painéis é desenvolver um circuito simples a partir de um editor de imagens comum — assim que um arquivo vetorial for criado, basta imprimi-lo usando qualquer processo convencional.

Segredo está nos materiais utilizados

Mais importante do que o dispositivo usado na impressão são as tintas utilizadas e a ordem em que elas são aplicadas. É necessário aplicá-las na seguinte ordem: um condutor em prata, uma camada dielétrica, uma camada de fósforo e, finalmente um condutor translúcido.

No trabalho que descreve a tecnologia, os autores descrevem o funcionamento de cinco protótipos, incluindo uma pulseira sensível ao toque, uma espécie de planta falsa que responde a ligações telefônicas e um cartão postal interativo. Além disso, há uma pequena reprodução do game Pong e um aparelho que mostra como a novidade pode ser integrada a outros componentes para criar um sistema mais complexo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.