Embora isso não aconteça com todas as pessoas, você ao menos já deve ter ouvido relatos de alguém que derrubou um smartphone no chão e isso fez com que a tela do aparelho trincasse ou fosse totalmente destruída. Essa situação comum motivou um grupo de cientistas britânicos a criar um novo tipo de painel totalmente resistente a quedas que custa somente um quinto do necessário para criar as touchscreens atuais.

Entre os fatores mais importantes da descoberta é que, ao contrário de outras tecnologias que demoram a sair dos laboratórios, a novidade pode chegar ao mercado já em 2018. Caso a solução se popularize, ela tem o potencial de fazer com que o preço de smartphones, tablets e televisores inteligentes caia consideravelmente.

a novidade pode chegar ao mercado já em 2018

Os pesquisadores da Universidade de Sussex substituíram o óxido de índio e estanho — material caro usado atualmente — por uma solução híbrida de prata e grafeno, principal fator para a redução no preço de fabricação. A solução também é responsável pela formação de um novo material transparente e bastante flexível que não somente é mais resistente, mas também traz uma maior condutividade elétrica em relação aos displays convencionais.

“Cientistas tentam desenvolver a tempos um smartphone ou tablet com uma tela que não quebre ou de despedace mediante impactos e esse novo desenvolvimento pode tornar essa pesquisa em realidade”, afirmou Alan Dalton, professor de física experimental da Universidade de Sussex. Resta esperar para que tudo prossiga como o esperado e chegue em breve o dia em que derrubar um aparelho não signifique perder um investimento financeiro considerável.

Cupons de desconto TecMundo: