Direto do Japão: vidro quase inquebrável pode ser realidade em alguns anos

1 min de leitura
Imagem de: Direto do Japão: vidro quase inquebrável pode ser realidade em alguns anos

Muitos materiais foram desenvolvidos ao longo dos anos para dar mais resistência aos mais variados tipos de objetos, mas, tirando tecnologias como a do Moto X Force, poucos avanços foram feitos com os vidros de espessura reduzida.

Entretanto, parece que em alguns anos, poderemos desfrutar de um novo tipo de vidro que oferece resistência tão elevada quanto à do aço. Isso é o que reporta um artigo recente publicado na Nature, o qual registra os avanços feitos na Universidade de Tokyo.

Como isso é possível? De acordo com os estudos, a alumina (Al2O3) tem propriedades especiais que, quando combinadas com dióxido de silício, podem fazer o vidro ganhar ainda mais dureza. Essa ideia de usar o dióxido de alumínio (a alumina), na verdade, não é uma novidade, mas a técnica desenvolvida pelos japoneses é o grande diferencial.

O método de construção aqui evita o uso de temperaturas elevadas (o processo é realizado a 1050 °C durante 12 horas) e de uma base para criar o vidro. A solução (acima) é inusitada, sendo que consiste na mistura dos componentes diretamente no ar, em uma fornalha de levitação aerodinâmica, que funciona graças à aplicação de uma solução gasosa de oxigênio.

Na prática, este vidro de alta resistência e transparente poderá ser usado em automóveis, janelas para residências, smartphones, monitores e outros tantos produtos que requerem mais segurança. De acordo com Atsunobu Masuno, professor assistente no projeto, o material deve estar disponível comercialmente em no máximo cinco anos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.