Motores tendem a ser (bem) barulhentos. Sejam eles de carro ou de uma bomba de sucção, é fato que muitas empresas se esforçam a cada dia para torná-los menos “escandalosos” sem que eles percam muito no que diz respeito ao desempenho. Essa é uma disputa que certamente se arrasta há algum tempo, e parece que enfim temos um novo concorrente ao posto de item mais silencioso da categoria: o X Mini. 

A empresa norte-americana LiquidPiston apresentou ao mundo, nesta semana, o protótipo do X Mini, que será usado em cortadores de grama e precisa de gasolina para funcionar. Com tamanho 70% menor que um propulsor de carro, ele não tem pistão e apresenta números modestos se comparados a outro modelo convencional: 70 cilindradas e potência de 5 cavalos a 15 mil rotações por minuto – e por mais que esse número da potência pareça baixo, ele é suficiente para executar algumas tarefas pequenas. 

Diferente de motores convencionais, o X Mini não possui pistões, e apenas duas partes dele se movimentam: o rotor e uma transmissão que envia a força para o motor, tornando-o menor e mais silencioso. Foi dito ainda que 95% de sua composição é de alumínio, e que ele usa contrapesos para minimizar as vibrações e operar de forma mais suave que um propulsor convencional.

“O X Mini vai permitir que muitas ferramentas se tornem menores, mais leves e silenciosas, incluindo equipamentos manuais, itens de jardinagem e para lidar com gramado, geradores portáteis, veículos elétricos e outros”, explicou a LiquidPiston em nota. 

Mesmo com todas essas possibilidades, a empresa não pretende comercializar o protótipo do X Mini para outras empresas, e usá-lo apenas em itens úteis para jardinagem.

Cupons de desconto TecMundo: