De Volta Para o Futuro moldou o caráter de muita gente, inclusive incentivando diversas pessoas a ingressarem no mundo da ciência e tecnologia. Com 2015 sendo a data limite para diversas das invenções do filme se tornarem realidade – afinal, é o ano em que se passa o futuro do longa-metragem –, a internet não para de nos surpreender com novas tentativas de produtos baseados na obra. Um dos últimos inventos em desenvolvimento é o fabuloso tênis que se amarra sozinho, semelhante ao usado pelo personagem de Michael J. Fox.

O projeto chamado Powerlace, foi colocado há alguns dias no Kickstarter e promete se a solução definitiva para quem odeia abaixar para refazer o laço do cadarço – sob o risco de sair tropeçando por aí. Embora produtos inspirados no tênis de Marty McFly já tenham sido tentados anteriormente, a maioria deles era bastante grande ou pesada, já que precisava comportar todo um sistema elétrico ou mecânico para apertar o calçado em torno do pé do consumidor.

Basta o seu próprio peso

Diferente de seus antecessores, Powerlace dispensa qualquer tipo de sistema complicado ou alimentação extra, utilizando apenas o peso do corpo do usuário para ativar o mecanismo que adequa o tênis aos pés. Ok, pode parecer bruxaria, mas – desta vez – é realmente tecnologia. Ao calçar o produto, o calcanhar ativa automaticamente o sistema de amarração, através de uma pequena alavanca na região traseira, abaixo da palmilha. É possível ajustar a pressão feita pelo calçado e, obviamente, afrouxar as amarras para livrar os pés novamente.

Para garantir a resistência do produto, todo o solado foi construído em poliuretano termoplástico, que tem uma alta resistência a impactos ao mesmo tempo que fornece um ótimo nível de conforto. O mecanismo para apertar os cadarços também foi testado exaustivamente, suportando mais de 200 mil ciclos de uso – o suficiente para que você possa se exibir para cada amigo e familiar.

É bom que a empresa tenha pensando na durabilidade do tênis, uma vez que cada par não sai por menos de 175 dólares canadenses (cerca de 400 reais) no período de pré-venda. A campanha no site de financiamento coletivo tem pouco menos de dois meses para arrecadar R$ 1,5 milhão necessário para tornar o projeto realidade. E aí, vai encarar?

Cupons de desconto TecMundo: