Brasil receberá primeiro túnel submarino até 2018; confira vídeo do projeto

1 min de leitura
Imagem de: Brasil receberá primeiro túnel submarino até 2018; confira vídeo do projeto

O litoral paulista deve receber nos próximos anos o primeiro túnel submarino do país, ligando as cidades de Santos e Guarujá. Atendendo pelo nome de Submerso, o projeto terá em 2015 o início de sua construção, que está prevista para ser finalizada até 2018. A tecnologia usada para realizar a obra será semelhante a que foi usada na construção do Transbay Tube, em São Francisco (EUA), e em cerca de 150 outros túneis do tipo por todo o mundo.

A escolha pelo trajeto debaixo d’água se deu principalmente pela frota marítima do local. "Em função do intenso movimento de barcos na região, não valia a pena construir uma ponte levadiça", explica Estanislau Marcka, que coordena o Submerso. O túnel terá extensão 1,7 quilômetro e ficará situado a uma profundidade de 21 metros – evitando que barcos possam se chocar contra a obra.

O projeto está orçado em R$ 2,8 bilhões e deve ser financiado pelo BNDES e pelo Tesouro do Estado de São Paulo. Esse primeiro empreendimento do tipo no Brasil deverá atender por volta de 40 mil pessoas diariamente, entre automóveis, ciclistas e pedestres. Esses dois últimos contarão com um duto de acesso secundário, separado dos veículos, que, por sua vez, terão vias para os dois sentidos, com três faixas em cada uma delas – tudo com um amplo espaço para circulação.

O plano é que a estrutura seja construída em terra firme, dividida em partes que recebem o nome de elementos pelos engenheiros. Serão construídos três desses elementos de cada vez, que então serão levados para debaixo da água, posicionadas e encaixadas corretamente para depois serem unidas e vedadas. "Esse túnel é pensado para ficar inteirão durante uns 100 anos. Vai ser o primeiro de uma série. Creio que outros virão”, afirma Marcka, que acredita que outros túneis podem ser construídos em Santos ou mesmo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.