Vídeo mostra peixe 'dirigindo' um aquário de quatro rodas

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo mostra peixe 'dirigindo' um aquário de quatro rodas

Não é necessário ter um peixe para saber que, fora de rios e mares, estes animais são capazes de se locomover apenas dentro dos limites de um aquário, não é mesmo? Pois acontece que uma empresa chamada Studio Diip embarcou em um projeto chamado “Fish on Wheels” para que esta situação seja mudada de alguma forma.

Assim como você pode conferir no vídeo acima, um pequeno peixe dourado foi colocado em um aquário que, por sua vez, foi fixado em uma estrutura parecida com a de um carrinho de controle remoto. Com isso, a “casa” do animal aquático ganhou quatro rodas que poderiam levá-lo para qualquer lugar.

E é para servir de inspiração

Com o objetivo de fazer com que o peixe inconscientemente consiga dirigir o novo automóvel, foi necessário combinar alguns recursos. Em primeiro lugar, um software parecido com o utilizado para identificar o movimento dos olhos humanos foi usado para que os movimentos do peixe fossem analisados (e eles foram captados por uma webcam).

Além disso, a empresa também precisou da plataforma Arduino para que o aquário de quatro rodas pudesse ser dirigido pelo próprio animal. Com essa combinação, a novidade se locomove para a direção em que o peixe nada, resultando em mais liberdade para o pequeno ser aquático em território seco — algo inédito até então.

De acordo com informações coletadas no site da própria Studio Diip, o objetivo desta iniciativa é o de servir de inspiração para que meios de locomoção para diferentes bichos de estimação sejam criados. Pelo menos por enquanto, o aquário motorizado é apenas um protótipo, de forma que você ainda não pode dá-lo para o seu peixinho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.