Funeral do Papa em 2005 com poucos celulares aqui e ali. (Fonte da imagem: Reprodução/PhotoBlog NBCNews)

Você já deve ter visto essas imagens sendo compartilhadas no Facebook. Na verdade, essa comparação foi feita com fotos de arquivo do PhotoBlog na NBCNews. Nas imagens, você pode ver a aglomeração de pessoas na entrada na Praça São Pedro, no Vaticano, para acompanhar o funeral do Papa João Paulo II em 2005, e para a apresentação do novo Papa nesta semana. De lá para cá, houve uma explosão dos smartphones e, hoje, boa parte da população já conta com um deles em seu poder.

Assim, as imagens deixam transparecer uma verdadeira mudança no comportamento da população mundial. Na primeira foto, você confere um celular aqui, uma telinha brilhante ali e nada mais. Na segunda, entretanto, parece que todos os visitantes estão munidos de um smartphone, tablet e outros para fotografar a cena.

Aclamação de Francisco acontece em um "mundo digital". (Fonte da imagem: Reprodução/PhotoBlog NBCNews)

Mesmo a comparação sendo bastante impressionante, é preciso relevar a situação, já que, em um dia de funeral, não há muito o que fotografar, certo? Na apresentação de um novo papa, entretanto, essa história é muito diferente. Mesmo assim, os celulares com câmeras nos idos de 2005 já estavam começando a se popularizar, mas não eram uma coisa tão comum como hoje.

Cupons de desconto TecMundo: