Ultraviolet: tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: Ultraviolet: tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia

(Fonte da imagem: Reprodução/Ultraviolet)

UltraViolet é uma coleção online de filmes e séries que oferece a você uma maior flexibilidade de como e onde será possível assistir aos vídeos que você compra. Uma vez que um filme ou programa de TV é adicionado à sua coleção, você terá a opção de transmiti-lo através da internet, baixá-lo para assistir offline ou reproduzi-lo em um DVD ou Blu-Ray.

Em outras palavras, isso significa que você poderá fazer o download de um filme como “A Era do Gelo” no seu notebook e reproduzi-lo no seu tablet, TV, smartphone, video game ou qualquer outro gadget que ofereça suporte ao formato do vídeo.

Como o serviço funciona?

(Fonte da imagem: Reprodução/UltraViolet)

O primeiro passo para adquirir um filme com o selo UltraViolet é criar uma conta de usuário no site do sistema (por enquanto, o recurso só está disponível no Canadá, Reino Unido e Estados Unidos). Em seguida, você poderá escolher o filme e comprá-lo através das lojas conveniadas.

Depois da compra, o sistema autorizará o download dos vídeos em qualquer um dos seus gadgets, bem como a gravação de cópias de DVD e Blu-Ray ou o armazenamento no cartão de memória sem custo adicional, embora com uma limitação de 12 dispositivos diferentes para assistir aos filmes e séries.

Você também poderá assistir aos vídeos diretamente na internet, já que há uma cópia armazenada na nuvem. Dessa forma, qualquer dispositivo conectado à internet terá acesso ao filme ou série adquirido por você.

Reprodução multiplataforma

(Fonte da imagem: Reprodução/Ultraviolet)

Você deverá adicionar uma “prova de compra” à sua conta UltraViolet para que o sistema de distribuição funcione. É possível inserir esse registro digital em cada compra de filme ou programa de TV feita nas lojas virtuais conveniadas. Ao fazer isso, varejistas e serviços de streaming poderão confirmar seus direitos sobre os aquivos, permitindo que você os veja livremente.

Quando você compra um filme online, a própria loja virtual conveniada oferecerá um meio para você se conectar à sua conta UltraViolet. Assim, será possível baixá-lo nos seus diversos dispositivos. Se você compra um filme ou série através de um DVD ou Blu-Ray, o produto virá com as instruções para adicioná-lo à sua conta UltraViolet.

O recurso foi lançado pelos estúdios vinculados à aquisição de um filme em um suporte físico, mas o objetivo principal da plataforma é oferecer ao usuário a possibilidade de comprar e ver o conteúdo diretamente da internet. O sistema permite que até seis pessoas associem suas contas, compartilhando conteúdo de maneira legal.

Nomes de peso

(Fonte da imagem: Reprodução/Ultraviolet)

O UltraViolet é um padrão criado por 74 membros do consórcio de empresas de entretenimento chamado “Digital Entertainment Content Ecosystem” (DECE LLC), formado por grandes estúdios de Hollywood, fabricantes e varejistas de produtos eletrônicos, fornecedores de hardware, empresas gerenciadoras de direitos digitais, entre outras.

O movimento é liderado por Fox, Paramount, Sony, Universal e Warner, que uniram suas forças para resistir à crescente perda nas bilheterias geradas pelo consumo doméstico de filmes. O objetivo também é dar um fim à pirataria a partir da comercialização de direitos de visualização de conteúdos audiovisuais.

Por enquanto, a Apple não adotou o UltraViolet e, por isso, as compras pelo iTunes não serão compatíveis com a plataforma dos estúdios. Steve Jobs, ex-executivo-chefe da empresa, era um dos principais acionistas da Disney, companhia que está desenvolvendo seu próprio sistema de distribuição de conteúdos digitais, conhecido como Keychest.

Fonte: UltraViolet

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.